Veja como conseguir o primeiro emprego

Para muitas pessoas conseguir o primeiro emprego é uma verdadeira aventura. Ter a primeira chance requer um pouco de paciência e persistência! Muitos jovens ficam assustados quando pensam que vão precisar entrar numa rotina na empresa onde vão trabalhar e como vão se adaptar.

Para quem nunca trabalhou e vai estrear no mercado de trabalho, os medos são muitos. Inclusive competir com quem já está há muito tempo na empresa.

A turminha que quer trabalhar logo enfrenta de cara uma exigência: ter experiência! Mas como alguém que nunca trabalhou antes vai ter experiência?

Por isso, para conseguir uma vaga no tão sonhado emprego, é preciso destacar suas qualidades no currículo para que se torne um forte candidato a ser contratado.

Atualmente existem boas chances de começar a trabalhar pela primeira vez, como por exemplo, o Jovem Aprendiz para a pessoa que está no ensino médio e para quem acabou de se formar na faculdade, como os programas de trainee.

Primeiro emprego

Quem vai conquistar o primeiro emprego não pode acreditar que ter pouca experiência vai ser um problema. Afinal, você está iniciando uma carreira, não vai ter tanta experiência assim!

Para conquistar uma vaga, não faça um currículo com informações desnecessárias. Muitas vezes são colocadas informações que não condizem com aquela vaga pretendida.

Coloque na cabeça que você não tem experiência e deve buscar oportunidades que melhor se encaixam em seu nível de conhecimento. No seu currículo deixe bem claro quais são suas verdadeiras habilidades.

Coloque em mente que o recrutador precisa conhecer melhor quais são as suas habilidades e qual o seu nível de conhecimento a respeito das atividades que deverá exercer na empresa. Diga no currículo quais são os seus pontos fortes e competências, sempre de acordo com a vaga e jamais fuja do foco.

Mantenha uma postura profissional

Para conquistar a vaga que deseja, precisa sempre manter uma postura profissional. Você deve se comportar assim, mesmo sendo uma entrevista de emprego. A boa postura sempre vai contar.

Nunca esqueça que na entrevista você vai estar sendo avaliado. Serão observados o seu comportamento e o quanto você está se dedicando àquela vaga.

Não minta

Um dos grandes problemas nos currículos são as informações que não são verdadeiras. O entrevistador vai perceber quando você estiver inventando dados. Ele com certeza vai notar inconsistências ou contradições em suas falas. Quando isso acontece, você não conquistará aquela vaga. E lá se vai a chance do primeiro emprego.

Por isso, não minta, não invente informações em seu currículo. Quando você fala a verdade, o recrutador procura ajudar o entrevistado.

Procure sempre se informar bem sobre a empresa que pretende conquistar uma vaga de emprego. Descubra quais os valores dela e missões, entre outras informações relevantes.

Outro passo que você deverá enfrentar, é quando o entrevistador decide saber quais são os seus defeitos. Não caia na besteira de demonstrar que você não tem defeitos, respondendo algo do tipo: “trabalho muito”, “sou perfeccionista” ou então que é “exigente demais”. Isso pode levar você para um caminho ruim.

Seja sincero, o entrevistador vai dar mais valor às suas respostas verdadeiras. Não tenha medo de dizer quais são os seus pontos fracos. E diga quais são realmente os seus pontos fortes!

Para finalizar, durante a entrevista, é bom controlar a ansiedade. Evite perguntar ao recrutador valores de salário e quais benefícios a empresa oferece. Eles não aceitam esse tipo de pergunta em uma entrevista de emprego por parte do candidato a vaga.

Espere o entrevistador chegar nesse ponto. busque fazer perguntas sobre a vaga e as atribuições que serão feitas. Pesquise sobre a empresa antes da sua primeira entrevista de emprego. 

Leia também | 11 cursos técnicos para quem quer se formar já ganhando muito dinheiro

Para ter chances no primeiro emprego você pode antes: 

  • Fazer trabalho voluntários;
  • Procurar aprender um novo idioma;
  • Desenvolver melhor as suas competências;
  • Participar de eventos da área;
  • Buscar fazer cursos gratuitos e rápidos;
  • Manter-se atualizado quanto as notícias;
  • Invistir em uma boa graduação ou pós-graduação.
Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás