No final de 2021 foi criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) o Vale Gás. A medida foi tomada para amortecer o impacto que o aumento no preço do gás de cozinha estava causando sobre a população de baixa renda.
O Programa é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável pelo envio dos recursos para pagamento.
Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar inscrita no Cadastro Único e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa.
A inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no Programa, nem no recebimento do benefício.
Como consultar Vale Gás pelo CPF?
Para você consultar o Vale Gás pelo CPF não é difícil. A consulta pode ser realizada por diferentes meios. Para isso, basta você ligar para a Central de Atendimento ou pela internet.
Lembrando que para fazer a consulta é preciso que seus dados de contato estejam atualizados, como e-mail e número de telefone, caso seja solicitado.
Consulta pelo aplicativo
Acesse o aplicativo do Bolsa Família, com o login e a senha do Caixa Tem ou do Gov.br, e prossiga com os passos de validação do acesso.
Em seguida, clique em “Benefícios” ou em “Ver parcelas” para ver a situação do pagamento de cada parcela.
Caixa Tem
Também é possível realizar a consulta por meio do Caixa Tem. Neste caso, faça login usando suas credenciais. Uma vez logado, busque a seção de Extrato, e procure pela sigla AUX GÁS para visualizar o pagamento das parcelas do benefício.
CadÚnico
Para fazer a consulta pelo Cadastro Único, basta seguir o passo a passo:
- Visite o site oficial do gov.br ou baixe o APP Cadastro Único.
- Tenha todos os seus dados cadastrados disponíveis (CPF, nome da mãe e UF/Município).
- A consulta simples é feita por meio de uma identificação positiva no aplicativo.
- Para questões mais específicas sobre o Vale Gás ou diretrizes dos programas sociais, basta ligar para o 121 (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
Como receber o Auxílio Gás?
O valor do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível.
A validade da parcela do benefício do Programa Auxílio Gás é de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento.
O pagamento do Programa Auxílio Gás poderá ser acumulado com outros benefícios, auxílios e bolsas do Programa Bolsa Família.
Leia também | Lotofácil da Independência: apostas exclusivas para prêmio de R$ 200 milhões
Veja as datas de pagamento
O valor será pago de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do aprovado.
- NIS final 1: 18/08;
- NIS final 2: 21/08;
- NIS final 3: 22/08;
- NIS final 4: 23/08;
- NIS final 5: 24/08;
- NIS final 6: 25/08;
- NIS final 7: 28/08;
- NIS final 8: 29/08;
- NIS final 9: 30/08;
- NIS final 0: 31/08.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.