Neste mês de dezembro o vale-gás nacional finalmente começa a ser pago aos brasileiros. De acordo com dados divulgados pelo governo, mensalmente as famílias de baixa renda devem receber o novo benefício que paga metade do valor do botijão de gás de cozinha.
O vale-gás tem como objetivo ajudar as famílias de mais baixa renda do país a conseguirem comprar um gás de cozinha, pagando assim metade do valor do item indispensável para que as pessoas possam fazer o seu alimento.
O benefício acabou sendo disponibilizado devido à alta no preço do botijão, o que fez com que as famílias de baixa renda trocassem o gás por álcool e lenha, o que como consequência aumenta e muito os números de casos de queimadura doméstica.
A parcela do mês de dezembro deve ser paga para cerca de 5 milhões de famílias de todo o território nacional que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira.
De acordo com o governo, o pagamento do benefício do vale-gás vai começar a ser pago a partir de dezembro. A duração do programa é de cinco anos. Apesar disso, nem todas as famílias com direito ao benefício vão ser pagas nesta primeira etapa.
Isso porque, segundo o governo federal, o projeto depende da aprovação de recursos destinados exclusivamente ao vale-gás. Nos primeiros pagamentos mais de R$ 300 milhões vão ser destinados neste mês de dezembro. A liberação de mais recursos está prevista para o começo do ano que vem, aguardando a fonte de recurso para o pagamento para mais famílias.
Conforme informado no projeto, o vale-gás vai pagar 50% do valor do botijão. A quantia exata vai ser definida com base em um preço médio nacional. Isso porque o preço do botijão varia de um estado para outro. No levantamento atual, cada família deve receber cerca de R$ 51,24.
Para ter direito ao benefício as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (Cadúnico). Além disso, outro requisito para receber o benefício do governo federal é ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Também podem receber o vale-gás as famílias contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
O benefício será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), as famílias que também tenham beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) também poderão receber.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…