A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), mais conhecida como novo RG, já está disponível para a emissão em diversos estados, como Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Minas Gerais.
Já nos outros estados está valendo o prazo para adaptação do sistema de emissão do RG para que até o mês de novembro de 2023, todos os entes federativos do país já estejam emitindo somente o novo CIN.
Com o prazo de implementação que se finaliza esse ano, assim como os estados que já estão emitindo o novo documento de identidade, os brasileiros precisam conhecer os prazos de validade do antigo RG para que possam correr atrás da emissão do novo documento.
O novo RG ou Carteira de Identidade Nacional funcionará como registro único no país, ou seja, ela terá validade em todos os 26 estados e no Distrito Federal.
A grande novidade por parte do novo RG está na mudança da numeração do documento. Sim, o número do seu RG simplesmente perderá sua validade e no lugar haverá os 11 números do seu CPF.
Ocorre que cada estado do país emitia sua própria numeração de RG, o que era um grande problema, afinal, se um cidadão pedisse uma segunda via em outro estado, ele passaria a ter dois números de documento de identidade.
E sabe o que é pior? Qualquer cidadão poderia pedir uma nova via em um novo estado, o que daria ao cidadão o direito de ter até 27 números de RG, um grande problema quando falamos de segurança da informação.
O novo RG terá duas versões, uma impressa em papel igual você tem na sua carteira e outra na versão digital que poderá ser acessada através da plataforma Gov.br.
Além dessas mudanças, o novo RG ganhará um número de série do documento. Outro é um QR Code que apenas órgãos federais serão capazes de visualizar e autenticar as informações.
Com relação aos prazos para emitir o novo RG, não é preciso preocupação, isso porque o governo federal determinou que a cobrança da nova Carteira de Identificação Nacional começará somente em 2032.
Sendo assim, o seu atual modelo de RG terá um prazo de quase 9 anos ainda, ou seja, é um tempo mais do que suficiente para que você possa então tirar a nova versão do documento.
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional para todos os brasileiros, assim como suas renovações, serão gratuitas. Já para os casos em que será preciso emitir as segundas vias, no entanto, vão incidir tributos estaduais, que variam conforme cada estado.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…