Ingressar em uma universidade federal é o sonho de milhões de brasileiros, de diversas idades, porém, a maioria não conhece todas formas para se matricular no curso dos sonhos e isso é extremamente importante.
Não importa sua idade, nunca é tarde para se matricular no curso superior e na faculdade dos sonhos. Ter foco é essencial para conseguir seus objetivos, não deixe que ninguém prejudique seus ideais.
Confira nos próximos tópicos as maneiras para ingressar em uma Universidade Pública.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece oportunidades para os estudantes realizarem o sonho de entrar em uma universidade federal sem precisar fazer o vestibular próprio da instituição.
O Sisu abre anualmente no mês de janeiro e possui diversas chamadas, para quem não for selecionado na primeira, é preciso ter paciência. Dependendo do seu desempenho em algumas matérias do Enem, sua nota pode aumentar em alguns cursos e diminuir em outros.
Acompanhe o Sisu todos os anos, estude para o Enem e espere até que a sua tão sonhada vaga chegue.
Leia+: 8 sinais de que você é muito mais inteligente do que pensa que é
Outra dica é consultar constantemente o site da universidade federal que você sonha, para buscar informações sobre o vestibular próprio da instituição. Busque informações sobre a prova em diversas universidades que sejam do seu interesse. Não se esqueça, leia o edital com muita atenção.
Os vestibulares são divulgados em sites de educação, sites de bancas de concursos e em perfis de cursos preparatórios. Portanto, procure por informações com muita dedicação e sempre se baseie no site oficial da Instituição de Ensino Superior (IES).
No Rio de Janeiro existe o Cederj, uma prova no estilo Enem, mas que tem como finalidade a distribuição de vagas na modalidade Ensino à Distância (EAD), lembrando que os cursos são EAD, mas são cursos de universidades federais.
No site das universidades públicas, todo final e meio do ano, são ofertadas as vagas remanescentes, por conta das pessoas que abandonam seus cursos e também porque alguns cursos não são totalmente preenchidos pelo Sisu e pelo Vestibular.
Os critérios para ocupar essas vagas podem ser variados, dependendo da universidade federal que você escolher, algumas utilizam as notas antigas do Enem, algumas vagas são separadas para diversos tipos de conta e outras são para ampla concorrência.
Portanto, sempre se atente aos prazos do Sisu, busque informações sobre vestibulares e se informe periodicamente através da IES de sua preferência.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…