Tirar os sapatos antes de entrar em casa previne doenças?

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é uma rotina do povo turco. Para eles, isso significa um ato de higiene. O povo da Turquia preza muito pela limpeza na sua moradia e acreditam que os calçados trazem para o ambiente o contato com as sujeiras e outros perigos do mundo exterior.

Talvez esse hábito dos turcos devam ser imitados por nós brasileiros. Os cientistas da Universidade do Arizona realizaram um estudo que comprovou que a sola do sapato carrega mais de 421 mil unidades de bactérias distintas, que você leva para dentro de casa.

O estudo coletou germes e micróbios no lado externo de um único pé de sapato, incluindo as causadoras de meningite, diarreias, infecções respiratórias e do sangue.  

Mas também ficou bem claro que quando você deixa seus sapatos no tapete de entrada deixa patógenos potencialmente prejudiciais a sua saúde.

Alguma sujeira provavelmente é benéfica, pois estudos indicam que ela ajuda a desenvolver seu sistema imunológico e reduz o risco de alergia. Por outro lado, você não deve levar as partes mais sujas para dentro para acumular e contaminar sua casa.

Leia também | 3 maneiras de enganar seu cérebro e aprender um novo idioma rapidamente

A saúde das crianças

Se você tem crianças em casa – especialmente bebês, que podem colocar as mãos no chão e depois na boca – ou tem o hábito de andar descalço, deixar os sapatos do lado de fora pode minimizar os riscos de desenvolver algumas infecções.

Se você quer ter o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa, siga essas dicas:

Instale um pequeno armário ou caixa para guardar os sapatos logo na porta de casa. Deixe por lá apenas o sapato que irá usar novamente;

Você colocar uma mensagem delicada na porta ou no tapetinho de boas vindas da sua casa, para lembrar de tirar os calçados e também para seus convidados entenderem que você gostaria que eles fizessem o mesmo;

Deixe disponível um banquinho ao lado da porta para facilitar o processo de tirar e calçar os sapatos ao chegar e ao sair de casa.

Se você tem alguma condição de saúde que exija o uso de sapatos, para corrigir a pisada ou evitar o contato com o chão frio, escolha um sapato para usar exclusivamente dentro de casa. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás