No mundo moderno, transtornos mentais têm ganhado destaque por conta das redes sociais, onde todos podem falar sobre o impacto causado pelos transtornos como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
O TDAH afeta a capacidade de concentração, controle de impulsos e regulação do comportamento, impactando não só o indivíduo diagnosticado, mas também todas as pessoas ao seu redor. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 5% da população mundial seja prejudicada por esse transtorno, com maior incidência em crianças em idade escolar.
Embora muitos associem o TDAH à infância, é importante destacar que ele pode persistir até a vida adulta, apresentando desafios contínuos em diversas esferas da vida, como acadêmica, profissional e social.
O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado são fundamentais para amenizar os impactos negativos do transtorno e, assim, conceder uma melhor qualidade de vida para aqueles que vivem com ele.
No diagnóstico do TDAH é necessária uma abordagem multidisciplinar e uma avaliação cuidadosa realizada por profissionais da saúde mental, como psicólogos, psiquiatras e neurologistas. Essa avaliação começa com uma análise detalhada do histórico médico e comportamental do paciente, que incluem entrevistas com o paciente e com pessoas da sua família.
Também são feitas diversas maneiras de avaliação, como questionários padronizados e escalas de sintomas, que ajudam a identificar os padrões de comportamento característicos do TDAH.
É fundamental que a avaliação considere não só os sintomas principais do transtorno, como impulsividade, hiperatividade e dificuldade de concentração, mas também outras condições médicas que o paciente tenha.
Leia+: Hipocondríaco: Conheça o transtorno de ansiedade de doença
Como vimos, este transtorno pode atingir milhões de pessoas no mundo todo e ser algo muito negativo, caso não seja tratado corretamente. Portanto, se você suspeita ter Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, procure ajuda!
Confira abaixo os dados do Ministério da Saúde:
Confira os dados do Ministério da Educação:
“O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) acomete cerca de 3% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e pode dificultar o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes”.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…