Sonhar é um processo totalmente natural do ser humano. Existem aqueles sonhos que são realistas e chegam ao ponto de nos preocupar quando acordamos, quanto também existem sonhos mais brandos que simplesmente nem consideramos.
No entanto, independente de como foi o sonho, muitas pessoas buscam compreendê-los, entender os seus significados e se de fato possuem significados. Quem é que nunca escutou que sonhar com tal coisa pode significar alguma outra completamente diferente.
Independente da idade, religião, sexo ou o que seja, os sonhos estão presentes na vida dos seres humanos. Mas será que de fato sonhar pode ter algum significado real? Bom, vamos compreender o que diz a ciência e descobrir se podemos ou não “confiar” naquilo que experienciamos enquanto dormimos.
Não dá para escolher o que vamos sonhar, nem temos certeza se vamos lembrar dos sonhos que tivemos. Isso faz com que muitas perguntas sejam feitas sobre o assunto. Desde o ano 1900, estudiosos e cientistas como Sigmund Freud e Carl Jung têm debatido sobre o significado e a importância dos sonhos.
Mesmo depois de muitos anos, ainda não temos respostas definitivas. As discussões continuam acontecendo em áreas como ciência, religião e misticismo.
Em sites como o Apsique no Brasil e o Lapsiche na Itália, eles explicam o que diferentes tipos de sonhos podem significar. Eles detalham as interpretações dos sonhos, como quando certos animais podem simbolizar perigo ou quando lugares e ações estão relacionados a progresso e felicidade. Mas como podemos saber se essas explicações têm algo de verdade ou se são apenas suposições?
Na antiga mitologia grega, os sonhos eram vistos como mensagens dos deuses para as pessoas, uma forma de comunicação entre o mundo divino e o mundo real.
Leia também | 14 doenças que podemos desenvolver por dormir pouco
Com o tempo, a ciência deixou de lado as explicações místicas e começou a tentar entender por que sonhamos e o que esses sonhos podem representar.
Aqui estão algumas curiosidades e descobertas sobre um dos temas mais intrigantes da história da humanidade:
Todos nós sonhamos, e não somos os únicos. Animais como gatos, cachorros, macacos, ratos e golfinhos também sonham de maneira semelhante aos seres humanos.
Os humanos têm sonhos todas as noites, principalmente durante a fase chamada REM (Movimento Rápido dos Olhos), que é um estágio profundo do sono em que os músculos estão relaxados e os olhos se movem rapidamente.
A maioria dos sonhos é formada por imagens, como se fossem filmes passando na mente. No entanto, é interessante notar que também existem sonhos com sons, cheiros e até sensações diferentes ao mesmo tempo.
Em uma única noite, normalmente sonhamos de 5 a 7 vezes. Geralmente, pessoas mais jovens têm mais sonhos em uma única noite.
Não é incomum não lembrarmos do que sonhamos ou lembrarmos apenas de um dos sonhos. As lembranças dos sonhos costumam durar apenas de 10 a 15 minutos após acordarmos, por isso é normal que poucas pessoas consigam recordar seus sonhos durante a noite.
Estudos mostram que sonhar está ligado à capacidade de consolidar memórias. Enquanto sonhamos, as memórias do nosso dia a dia são processadas e armazenadas na mente.
Na maioria das vezes, os sonhos são influenciados pelas emoções e sentimentos que experimentamos durante o dia. Uma boa noite de sono pode afetar se teremos sonhos positivos ou negativos.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…