Quem é que nunca pensou que a semana de trabalho poderia ser menor para termos mais tempo livre? Já imaginou uma semana de trabalho de apenas 4 dias com direito a 3 dias inteiros de descanso? Parece mais um sonho, não é mesmo?
Entretanto, e se eu te disser que isso poderá se tornar realidade muito em breve? Isso porque o Brasil será palco de um experimento sobre o impacto da jornada de trabalho semanal de 4 dias que acontecerá entre os meses de junho e dezembro de 2023.
O experimento em questão é fruto de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, e a brasileira Reconnect Happiness At Work que conduz diversos testes globais sobre os benefícios e impactos de uma carga de horário de trabalho reduzida
Nos meses de junho e julho a Reconnect oferecerá informações sobre o programa, para que qualquer empresa do país que demonstre interesse possa participar. Não haverá pré-requisitos, como setor de atuação ou número de funcionários.
Para participar do experimento é simples, basta que as empresas respondam a um formulário disponível no site 4dayweek.com/contact, para que possa garantir acesso à mentoria.
As empresas interessadas podem se inscrever para o início do experimento no mês de agosto, onde começarão a ser preparadas para adotar o modelo de trabalho em setembro. Lembrando que haverá um custo para participação do estudo, entretanto esses custos ainda não foram definidos.
O novo modelo de jornada de trabalho reduzida tem como finalidade melhorar a eficiência e bem-estar dos trabalhadores, assim como garantir um aumento na retenção de talentos, inclusive um aumento da receita.
O modelo a ser implementado para os participantes será do tipo 100-80-100, ou seja, será mantido 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. Indicadores relacionados ao estresse do trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e resultados financeiros e rotatividade serão avaliados ao fim do experimento.
A metodologia da iniciativa foi elaborada pela universidade americana Boston College. A instituição em questão cuida das pesquisas antes do início dos experimentos, da mesma forma como cuida das análises da implementação ao fim do projeto-piloto.
O novo modelo traz uma redução na carga horária de trabalho, passando de 40 horas semanais de trabalho para 32 horas, jornada essa que é reduzida, mas sem impacto no salário.
No Brasil, essa metodologia já é adotada por algumas empresas no Brasil, a exemplo da Zee dog, Crawly e Winnin, mas existem outras empresas que já aderiram a esse formato.
A prerrogativa que valida essa questão está no aumento da qualidade de vida dos funcionários, onde essas empresas têm colhido menores níveis de estresse nos trabalhadores e um grande aumento na produtividade.
A redução da jornada chama atenção, devido ao fenômeno da “grande debandada” onde milhares de profissionais estão pedindo demissão devido ao esgotamento profissional provocado pelo trabalho.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…