O score de crédito é uma pontuação atribuída pelos birôs de crédito, como, Serasa, Boa Vista, SPC e Quod, que através de modelos estatísticos e técnicas avançadas determinam qual a probabilidade dos consumidores se tornarem inadimplentes.
Independente do birô de crédito, seja Serasa, SPC, Boa Vista, essa pontuação é a mesma, ou seja, vai de 0 a 1.000. Quanto mais próximo o consumidor está do 0, maiores os riscos dele se tornar inadimplente. Logo, quanto mais próximo a 1.000 menores as chances do consumidor se tornar inadimplente.
Para determinar a pontuação, os birôs de crédito analisam o pagamento das contas, se estão em dia, se costumam ficar atrasadas, se existem dívidas em aberto, se existe a contratação de serviços de crédito, enfim, são vários fatores que analisados juntos determinam a pontuação de crédito.
Devido a sua importância, os bancos e instituições financeiras realizam consultas ao score de crédito de cada consumidor para determinar a liberação ou não de algum serviço, desde cartões de crédito, até financiamentos e empréstimos.
Sendo assim, quanto maior é o score de crédito, maiores são as chances de ter determinado produto financeiro solicitado ser liberado.
Leia também: Qual o score mínimo para conseguir um empréstimo ou financiamento?
Tem como pagar para aumentar o score?
Muitas pessoas que querem aumentar o score buscam alternativas rápidas para isso. Dentre elas, existem muitas consultas de pessoas que querem saber se é possível pagar para aumentar o score de crédito.
Contudo, não é possível que se pague para aumentar o score, afinal de contas, o score não é medido pelo pagamento de algum valor, mas sim pelo histórico e hábitos financeiros de cada consumidor brasileiro.
Muitos brasileiros em busca de aumentar o score encontram serviços que prometem aumentar o score em pouco tempo, ou que prometem aumentar x pontos do score em um mês. Mas infelizmente isso não existe, e já foi desmentido até mesmo pelos birôs de crédito.
Os birôs de crédito, como a exemplo a Serasa, pedem que os consumidores redobrem a atenção com essas ofertas milagrosas que prometem aumentar o score de crédito.
Conforme informado pela Serasa:
- Nenhuma instituição está autorizada a falar em nome da Serasa sobre o Serasa Score e demais produtos e serviços da empresa.
- Não é possível que terceiros influenciem em sua pontuação do Serasa Score. Somente a própria pessoa pode tomar ações que modifiquem a sua pontuação.
- Não acredite em “fórmula mágica”. Não pague por serviços de consultoria para aumentar o Serasa Score.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.