Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o calendário de pagamento do 13º salário que será realizado em 2023.
Diferente do que ocorreu nos últimos anos, nos períodos de pandemia em que o 13º salário foi antecipado para o primeiro semestre do ano, em 2023 os pagamentos ocorrerão somente no segundo semestre.
Assim como ocorre todos os anos, o pagamento do 13º salário também será dividido em duas parcelas, que vamos conferir todas as datas a partir de agora.
De antemão precisamos lembrar que como o pagamento do abono natalino não será antecipado da mesma forma que nos anos anteriores, os aposentados e pensionistas deverão se atentar a situação financeira e não contar com pagamentos extras neste início de ano.
Calendário oficial
O calendário de pagamentos do 13º salário de 2023 seguirá o mesmo padrão de todos os anos anteriores, com um calendário definido conforme o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador que é aquele após o traço.
1ª parcela do 13º salário para quem recebe um salário mínimo
- Final 1 – 25 de agosto;
- Final 2 – 28 de agosto;
- Final 3 – 29 de agosto;
- Final 4 – 30 de agosto;
- Final 5 – 31 de agosto;
- Final 6 – 1º de setembro;
- Final 7 – 4 de setembro;
- Final 8 – 5 de setembro;
- Final 9 – 6 de setembro;
- Final 0 – 8 de setembro.
1ª parcela do 13º salário para quem recebe mais de um salário mínimo
- Final 1 e 6 – 1º de setembro;
- Final 2 e 7 – 4 de setembro;
- Final 3 e 8 – 5 de setembro;
- Final 4 e 9 – 6 de setembro;
- Final 5 e 0 – 8 de setembro.
2ª parcela do 13º salário para quem recebe um salário mínimo
- Final 1 – 24 de novembro;
- Final 2 – 27 de novembro;
- Final 3 – 28 de novembro;
- Final 4 – 29 de novembro;
- Final 5 – 30 de novembro;
- Final 6 – 1º de dezembro;
- Final 7 – 4 de dezembro;
- Final 8 – 5 de dezembro;
- Final 9 – 6 de dezembro;
- Final 0 – 7 de dezembro.
2ª parcela do 13º salário para quem recebe mais de um salário mínimo
- Final 1 e 6 – 1º de dezembro;
- Final 2 e 7 – 4 de dezembro;
- Final 3 e 8 – 5 de dezembro;
- Final 4 e 9 – 6 de dezembro;
- Final 5 e 0 – 7 de dezembro.
Quem tem direito ao 13º INSS?
O 13º salário do INSS é pago aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
É importante lembrar que beneficiários de programas do governo de transferência, como, por exemplo, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), não possuem acesso ao 13º salário do INSS.
Pagamento proporcional
Os segurados que já possuem a concessão da aposentadoria, pensão ou qualquer outro benefício do INSS a mais de um ano receberão o 13º salário integral.
Contudo, os beneficiários que tiveram o benefício recém-aprovado, seja aposentadoria, pensão ou demais auxílios, a um prazo de no mínimo 30 dias também vão receber o 13º salário, só que com valor proporcional.
Em termos práticos, estes pagamentos se dão proporcionalmente ao valor recebido e ao tempo do benefício. Ou seja, o valor ao qual o segurado vai receber depende de quanto o segurado recebe e por quanto tempo ele teve o benefício concedido.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.