Daqui a pouco menos de duas semanas, terá início o novo prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Em 2023 a entrega terá início no dia 15 de março e seguirá até o dia 31 de maio.
Com a chegada de mais um período de entrega da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal está pronta para testar novos avanços tecnológicos a partir do cruzamento de dados cujo objetivo será pegar os sonegadores.
Logo, o contribuinte que cogita fraudar algum dado na declaração deste ano, para tentar enganar o leão, precisa pensar bem antes de tomar essa atitude. É que a Receita dispõe de um sofisticado sistema eletrônico que permite cruzar todos os dados apresentados pelo contribuinte.
Em decorrência da complexidade exigida na legislação tributária brasileira e a consequente alta carga de tributos que incidem sobre as operações e faturamento, que acaba onerando as finanças, é compreensível encontrar dificuldades no momento de enviar as obrigações para a Receita e Secretarias.
Diante de tantos órgãos reguladores aos quais prestamos contas, é através de entrega de obrigações acessórias que a Receita Federal detém os dados para o cruzamento das informações fiscais dos contribuintes brasileiros, sejam pessoas físicas ou jurídicas.
Dessa forma, é através desse cruzamento de dados que a Receita Federal consegue identificar possíveis irregularidades e detectar sonegação e fraude fiscal realizada pelo contribuinte. Assim, conseguimos compreender a importância no cruzamento das informações.
É preciso estar ciente que não tem muito para onde fugir, afinal, imaginemos que você usou o cartão de crédito em algum momento em determinada loja, bom, saiba que a loja irá declarar seus impostos e apresentará a venda feita a você.
Somente de você ter uma conta-corrente ou poupança também já é suficiente para que você seja identificado, afinal de contas, os bancos também precisarão apresentar as informações através da Declaração de Informações de Movimentações Financeiras.
A seguir, conheceremos algumas obrigações acessórias aos quais o fisco realiza o cruzamento de dados e poderá identificar você em uma possível sonegação de impostos.
Os sistemas de cruzamento de dados da Receita visam não somente apurar os rendimentos reais obtidos pelos contribuintes, assim como procuram certificar-se de que as despesas dedutíveis do imposto de renda informadas na declaração realmente existem.
Por meio de demonstrativos e declarações mencionados, o Fisco garante acesso a todo e qualquer tipo de movimentação realizada por uma pessoa física ou jurídica, seja para receber um valor ou efetuar um gasto.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…