A transferência nada mais é do que a alteração de registro de propriedade de qualquer veículo automotor. Se trata de uma atividade básica e necessária quando se adquire um veículo automotor, seja carro, moto, etc.
Dessa maneira, o veículo que está em nome do vendedor, que até então possuí direito sob o veículo deverá ser repassado ao novo comprador, para que possa então deter os direitos do novo bem adquirido.
Dessa forma, a transferência é necessária em várias situações, como:
Conforme informado pelo Detran, a transferência de propriedade do veículo deve ser solicitada a partir da data de venda do bem.
Assim que o antigo proprietário reconhece o documento de transferência, o comprador terá o prazo de 30 dias para dar entrada no processo de transferência.
O novo proprietário que descumprir o prazo estabelecido de 30 dias corridos, sofrerá com a aplicação de uma multa prevista no artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro e mais 4 pontos na CNH.
Cada estado brasileiro possuí autonomia para determinar os valores da transferência de veículos, em 2023 o valor em cada estado é o seguinte:
Os valores apresentados a seguir são apenas para transferência cobrada pelos Detrans de cada estado. Entretanto, esse valor pode ficar ainda mais caro, tendo em vista que precisamos identificar algumas outras situações, como:
Muitas pessoas tem dúvidas se a transferência de um carro ou moto possuem o mesmo valor. Pois saiba que sem, independente de ser um carro ou moto de qualquer cilindrada, o valor de transferência de propriedade será o mesmo.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…