Categorias: ChamadasCLT

Posso marcar consulta médica meu no horário de trabalho?

Muitas vezes precisamos realizar uma consulta médica, seja para um retorno, para fazer um checkup ou ainda para um possível problema ou doença. Todavia, muitas vezes nos são oferecidos horários em que normalmente estamos no nosso trabalho.

Logo acabamos ficando preocupados, se podemos marcar uma consulta nesse horário, se o patrão poderá achar ruim e não sabemos como lidar, com medo de que qualquer atitude tomada cause um clima desagradável.

Nesse sentido, você já se perguntou se realmente existe algum problema em marcar uma consulta médica no mesmo horário do trabalho? Será que é permitido? Se você quer saber a resposta, você está no lugar certo!

Posso marcar consulta no horário de trabalho?

Sim! Você tem total direito de marcar uma consulta médica no horário de trabalho, é bom entender que se ausentar do trabalho para uma consulta é direito do trabalhador, assim sendo, não pode ser considerado como ausência ou falta injustificada.

Sendo assim, caso você precise marcar uma consulta ao médico e o único horário disponível é durante o seu horário de trabalho, não se preocupe, pois você terá total direito de se ausentar do expediente durante o período da consulta.

Todavia, precisamos esclarecer uma questão muito importante! Se a consulta é uma consulta de rotina ou se sua consulta é emergencial, isso porque a lei enxerga as duas de formas diferentes.

Consulta emergencial

Caso sua consulta se trate de uma consulta médica de emergência, em que você ficará afastado do seu trabalho, você terá que apresentar o atestado médico para que não ocorra qualquer desconto ou prejuízos para você.

Isso porque é através do atestado médico que o trabalhador garante que não haverá nenhum tipo de prejuízo ou penalidade durante sua ausência.

Consulta de rotina

No caso de sua consulta se tratar de uma consulta médica de rotina, a situação é diferente. Nesta situação o ideal é que exista algum entendimento entre o trabalhador e o patrão, para que se mantenha o bem-estar e necessidades de ambos.

Ocorre que, como neste caso pode não haver a entrega do atestado médico, o empregador terá total direito de optar por descontar as horas ausentes no seu salário ou ainda solicitar que você reponha o tempo em que ficou ausente indo até a consulta.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás