O pé diabético é uma complicação que ocorre em quem tem diabetes há vários anos e sem controle adequado. O que pode fazer a pessoa acabar perdendo a sensibilidade nos pés, o que aumenta as chances de formar feridas indolores nessa região, e retardando a busca por tratamento.
Essa ferida pode ser agravada por uma infecção e, em casos mais graves, pode levar à amputação de parte do pé ou até mesmo da perna.
A pessoa deve ficar atenta porque o pé diabético evolui de forma silenciosa. O paciente pode passar semanas ou meses com uma ferida aberta sem buscar ajuda, uma vez que ela não sente dor ou desconforto.
No entanto, existem algumas situações em que a pessoa com diabetes apresenta alguns sinais que podem sugerir a presença de maior risco para ter o pé diabético.
Entre os sintomas, estão:
Segundo o Ministério da Saúde, a melhor maneira de prevenir o pé diabético é seguir certas recomendações médicas:
examinar os pés diariamente em um lugar bem iluminado. Quem não tiver condições de fazê-lo, precisa pedir a ajuda de alguém para verificar a existência de frieiras, cortes, calos, rachaduras, feridas ou alterações de cor. Neste caso, use um espelho para ter uma visão completa.
Leia também | Dia Mundial do Coração: mantenha sua saúde cardíaca em dia
O tratamento do pé diabético varia de acordo com o grau das lesões. Quando as feridas não estão infeccionadas, o médico pode optar pela limpeza e o uso de curativos especiais diariamente.
Já no caso de infecção, é preciso usar antibióticos por via oral ou endovenosa, dependendo da circulação sanguínea do indivíduo. Em algumas situações, o indivíduo precisa de internação, já que as úlceras não cicatrizam.
Em situações mais graves, é indicada uma cirurgia na região afetada para ajudar na cicatrização. No entanto, quando a lesão é extensa, pode ser preciso recorrer a amputação do membro ou parte do pé. Por isso, a prevenção é fundamental para evitar chegar a essa situação extrema.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…