A alergia alimentar pode ser causada por qualquer substância, a depender da pessoa e de seu histórico familiar. Muitas pessoas podem ter alergias a certos alimentos como frutos do mar, amendoim e castanhas, leite de vaca e sementes comestíveis.
As reações alérgicas aos alimentos podem ser graves e, às vezes, incluem uma reação anafilática, que pode ameaçar a vida da pessoa.
Geralmente, as alergias alimentares acontecem na infância. Sendo que com o passar do tempo a criança pode deixar de sofrer de uma alergia alimentar. Em relação aos adultos, as alergias alimentares são menos comuns.
Algumas reações a alimentos não são reações alérgicas. Muitas vezes podem ser por uma intolerância a uma determinada substância contida em algum alimento.
A intolerância acontece quando o organismo se mostra incapaz, de forma parcial ou total, de digerir certos alimentos. A intolerância mais comum é a lactose, ou seja, o açúcar que existe no leite e nos alimentos derivados dele.
A intolerância alimentar se manifesta quando determinados alimentos causam problemas digestivos após a ingestão. Entre os mais comuns estão: intolerância à lactose, ao glúten, à frutose, à sacarose, ao milho e à levedura.
Já a alergia alimentar pode causar sintomas mais sérios como coceira na boca ou garganta, inchaço dos lábios ou língua, erupções cutâneas, diarreia, náusea, vômito, tontura, dor abdominal e dificuldade para respirar.
Por isso, a pessoa que observar tem alergia a algum alimento deve logo comunicar ao seu médico.
A alergia ao ovo é a segunda alergia alimentar mais comum em bebês e crianças pequenas. A reação geralmente desaparece quando chegam à adolescência.
Geralmente, é na parte branca do ovo que estão as proteínas alergênicas. Mas a gema é uma grande fonte de zinco e outros minerais que também podem causar reações.
Pode acontecer dos sintomas de alergia ao ovo aparecer mesmo sem a ingestão do alimento, apenas pelo contato com a pele.
Principais sintomas:
A alergia ao leite acontece mais na infância do que na fase adulta. Na maioria das vezes, o leite de vaca é o responsável pelo aparecimento de alergias. Porém, existem leite de outros mamíferos que podem também causar alergia, como é o caso do leite de cabras, ovelhas etc. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem ser leves ou graves.
Lembrando que é preciso saber que existe também a intolerância ao alimento. Quando você tem intolerância à proteína do leite ou à lactose.
Quando uma pessoa é alérgica a amendoim pode ter sintomas como urticária, vermelhidão da pele, comichão ou inchaço. Comichão ou formigueiro na boca e garganta.
A alergia ao amendoim é conhecida por ser perigosa e é uma das principais causas das reações graves que podem provocar anafilaxia, colocando a vida em sério risco. Por isso, se você tiver alergia ao amendoim avise ao seu médico e ele dirá como você deve proceder para evitar a alergia. Sendo que a principal delas é você parar de ingerir o alimento.
Os sintomas mais comuns são: rinite, reações na pele, formigamento na boca e garganta, falta de ar e problemas digestivos.
Algumas pessoas podem apresentar alergia a nozes, castanha de caju, pistache, avelã, sementes de girassol (conhecidas como frutas secas).
A alergia é comum em crianças e adultos e é uma reação às proteínas que contêm essas frutas. Ela pode ser de forma persistente. Lembrando que é raro que desapareça ao longo dos anos.
Os sintomas mais comuns são:
A alergia à soja é mais comum em crianças. Elas costumam superar sua alergia a soja até os seus 10 anos. Porém, muitas continuam sendo alérgicas na idade adulta.
Os sintomas mais comuns são: urticária, coceira na boca, pele vermelha, dor abdominal e inchaço. Pode acontecer de uma pessoa ter uma reação alérgica grave ao alimento. Por isso, deve ficar atento a tudo que come. Isso porque muitos alimentos contém soja.
A alergia ao peixe acontece na infância. Sendo a terceira causa mais comum de alergia, depois do leite e do ovo. Geralmente, essa alergia ao peixe desaparece ao longo dos anos, mas na maioria das vezes persiste.
Quem é alérgico a peixes como atum ou salmão poderá não ter alergias a mariscos.
Os sintomas podem ser: vômitos e diarreia. Sendo possível acontecer episódios de anafilaxia que podem levar à morte.
Uma pessoa pode ter alergia a frutos do mar (moluscos e crustáceos) que pode provocar choques anafiláticos, o que causa reações graves e coloca a vida da pessoa em risco. Isso porque os moluscos são compostos por mexilhões, polvos, lulas, ostras e lesmas do mar. Já a classe dos crustáceos é composta por camarões, caranguejos, lagostas e lagostins.
A pessoa a alérgica pode ter os seguintes sintomas:
Leia também | 8 benefícios da banana para a sua saúde
A sensibilidade ao glúten varia desde uma doença celíaca totalmente manifesta com danos e inflamação no intestino até alergia ou intolerância ao glúten.
Os sintomas podem incluir inchaço, diarreia, dor abdominal, cansaço e erupções cutâneas.
Uma dieta sem glúten geralmente reverte ou interrompe os sintomas.
Existe uma maneira da pessoa saber se é alérgica a um determinado alimento. Ela poderá fazer uma consulta médica e pedir para fazer um teste de alergénios. Dessa forma, é possível identificar se o paciente possui alguma doença alérgica ou está passando por um episódio de anafilaxia. Existem variados métodos de testes para diagnosticar as alergias.
Por isso, toda pessoa que descobre ser alérgica a um determinado alimento, deve logo consultar um médico para fazer o melhor tratamento possível.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…