OMS torna a solidão prioridade de saúde global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tornou a solidão uma prioridade de saúde global. Durante os próximos três anos, uma Comissão de Conexão Social vai se concentrar em formas de enfrentar a “ameaça urgente à saúde” de uma epidemia global de solidão.

A solidão tece sua teia em silêncio, enredando a alma em um labirinto de pensamentos e sentimentos. É um paradoxo: a presença avassaladora da ausência.

Uma pessoa pode estar em meio a uma multidão e se sentir sozinho. As vozes se transformam em um murmúrio distante, incapazes de penetrar a névoa que nos isola do mundo.

O ser humano tem um fantasma que o acompanha chamado de solidão, sussurrando em nossos ouvidos palavras de inadequação e abandono. Isso faz questionar nosso valor, alimentando a insegurança e a crença de que somos indignos de amor e companhia.

A solidão

Solidão é um sentimento complexo que envolve uma sensação de isolamento ou desconexão das pessoas ao redor. Pode ocorrer mesmo quando cercado por outros, se não houver uma conexão emocional significativa. 

As causas podem incluir isolamento social, mudanças na sociedade, e fatores psicológicos como baixa autoestima ou ansiedade social. 

Mas a solidão também pode ser um portal para a introspecção, um convite para mergulharmos nas profundezas do nosso ser. É na quietude que podemos ouvir a voz da nossa alma, reconhecer nossas necessidades e desejos mais íntimos.

Ao aceitarmos a solidão como parte da nossa jornada, podemos transformá-la em uma oportunidade para o crescimento. Podemos aprender a nos amar e cuidar de nós mesmos, construindo uma sólida base de autoconfiança e autoaceitação.

A solidão é um desafio, mas também uma oportunidade para o crescimento. Abrace a si mesmo, busque a conexão com o mundo e construa a vida que você deseja.

Leia também | Macarrão instantâneo faz mal à saúde?

Como lidar com a solidão?

Para você lidar melhor com a solidão é preciso participar de grupos de interesse, fazer trabalho voluntário ou simplesmente conversar com um amigo ou familiar.

Pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável e durma bem. Faça atividades que você goste: Leia um livro, assista a um filme ou pratique um hobby.

Se a solidão estiver afetando sua saúde mental, procure um psicólogo ou outro profissional de saúde mental.

Você precisa saber que a solidão não é uma sentença de prisão perpétua. Com autocuidado, conexão com o mundo e, se necessário, ajuda profissional, você pode superar esse desafio e construir uma vida plena e feliz.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás