Segundo o dicionário, o ódio é a aversão ou repugnância que se sente por alguém ou por alguma coisa; antipatia, desprezo, enzonia, odiosidade. Mas esse sentimento pode causar muito mais estrago no que sente do que na pessoa odiada.
Quando uma pessoa tem ódio em excesso faz aumentar no organismo a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que prejudica o bem-estar emocional. Quem odeia não consegue ter um sono tranquilo, pode ter aumento de peso e até mesmo problemas cardíacos.
Enquanto você está odiando uma pessoa, o seu organismo libera em excesso ácidos estomacais que podem provocar úlceras, gastrites e outros problemas estomacais, como constipação intestinal, diarreia e cólicas.
Outros sinais que o ódio faz mal são as terríveis dor de cabeça que a pessoa sente por estar acumulando esse sentimento ruim.
Esta emoção tem certa tendência a ser permanente, mesmo que seja causada por uma situação temporal.
Para a psicologia, o ódio é considerado mais uma disposição ou atitude, que uma emoção descontrolada. Isso porque quem sente ódio pode decidir se ele será permanente ou vai enfrentá-lo, tornando-o passageiro. De acordo com os especialistas, enquanto o seu rancor durar, também o ódio perdurará.
Existem vários motivos para uma pessoa sentir ódio. Afinal, esse sentimento faz parte das emoções humanas. Existem algumas razões para alguém sentir ódio:
Leia também | 8 maneiras de se motivar quando você não tem motivação alguma
Existem algumas recomendações para quando estamos sentindo ódio de alguma coisa ou pessoa. Segundo Thomas Jefferson, quando estamos com ódio o melhor é contar até 10 ou até 100 antes de falar alguma coisa.
Há quem diga que para afastar o ódio você deve aprender a perdoar. Perdoar uma pessoa que o tenha provocado é uma excelente maneira de dominar a raiva.
Procurar se distrair com outras coisas. Faça palavras cruzadas, aprenda a desenhar, cozinhar ou passear com o cachorro.
Se ódio está muito forte, respire fundo! Respirar de forma profunda é uma boa maneira de acalmar-se, já que respirações lentas vão abrandar o ritmo cardíaco.
Não negue que está irritado. Se você for capaz de reconhecer que está com raiva, vai saber lidar com o sentimento e não vai recorrer à agressividade ou violência.
Sabe aquela frase: não faça tempestade em copo d’água. Não saia gritando com as pessoas. Que tal ir até ao seu quarto e tentar se acalmar. Tente acabar com a raiva. Leia um livro, escute música.
Quando você estiver mais calmo, vai poder conversar com quem causou tanta irritação.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…