Atualmente ter um excelente salário nem sempre está ligado ao bem estar no ambiente de trabalho. Além de um bom salário, o trabalhador também precisa ter qualidade de vida. Esse é um ponto que muitas empresas ainda não observaram.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas com a saúde mental no trabalho são responsáveis por grande parte da perda de produtividade dos profissionais. O que vai interferir também nos resultados da empresa.
Segundo os especialistas, a depressão e a ansiedade estão entre os transtornos identificados. E isso pode ficar pior em momentos de incertezas. Para uma empresa ter sucesso, é preciso que o seu colaborador esteja muito bem.
Muitas vezes o trabalhador está infeliz no trabalho e a empresa nem percebe. E quando o colaborador não está, o seu desempenho também não vai ser bom. O local de trabalho precisa ser saudável para que os trabalhadores e a organização não sofram com consequências negativas.
O bem-estar mental está ligado à forma como você reage às exigências que lhe são impostas. Tudo funciona bem se você sabe lidar com os seus desejos, sua capacidade, suas ambições, ideias e emoções. E também como você encara as dificuldades e adversidades que possam surgir.
A pessoa que tem uma boa saúde mental vai entender que não existe ninguém perfeito. O ser humano tem seus limites e que não se pode ser tudo para todos.
Todo dia a gente vive várias emoções: alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. Quando se tem uma boa saúde mental, é possível enfrentar os desafios e mudanças da vida, mantendo sempre o equilíbrio.
A boa saúde mental ajuda a pessoa a saber lidar com dificuldades, conflitos, perturbações, traumas ou quando há mudanças repentinas no ambiente de trabalho.
É preciso estar atento aos sinais de que o ambiente de trabalho ou a função desempenhada podem afetar a saúde mental. Episódios frequentes de irritabilidade, mudanças de humor, estresse, desânimo, isolamento social, insônia, choro frequente, são sinais de alerta e precisam ser levados a sério.
Quando o trabalhador é cobrado o tempo todo, sofrendo pressão para entregar bons resultados, competitividade, responsabilidade, assédio moral, podem influenciar no desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e, também, podem levar a um consumo de álcool e drogas.
Leia também | Qual a idade mínima para se aposentar em 2023?
Para manter sua saúde mental é preciso seguir esse passos importantes:
Cabe ao empregador tornar o ambiente de trabalho mais agradável e acolhedor para as pessoas que lá trabalham.
A empresa precisa criar um ambiente que seja favorável ao bem-estar mental. Desde a liderança até a cultura organizacional, cada aspecto desempenha um papel na criação de um espaço onde os colaboradores se sintam respeitados, ouvidos e apoiados.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…