Quando estamos namorando alguém, é normal termos ciúme da pessoa amada. Porém, existe uma linha que você não pode ultrapassar, deixando o sentimento se transformar em uma doença.
O ciúme pode se tornar perigoso, quando você passa a ter atitudes descontroladas, provocando escândalos em público e tendo desconfianças infundadas. O exagero pode por fim ao relacionamento.
Quando a gente ama alguém, com certeza vai ter medo de ficar sem aquela pessoa. Principalmente quando acreditamos que ela está sendo infiel. Mas quando as coisas fogem do controle, é sinal que você precisa procurar ajuda.
Devem pedir ajuda quem sente ciúme ao extremo e fora de controle e também a pessoa que é vítima do ciumento ou ciumenta.
Quando a pessoa começa a procurar motivos para provar que o outro está sendo infiel. Pensa o tempo todo que vai perder a namorada ou namorado. Começa a implicar até com uma olhadinha que a pessoa dá para o lado, virando motivo de briga. É sinal que você ultrapassou a linha normal do ciúme.
O ciumento ou ciumenta quando começa a bancar o detetive vasculhando a vida do namorado(a), pode estar iniciando um desgaste no relacionamento. Se você passa a checar as mensagens que ele ou ela recebe no celular ou para quem está enviando. Decide invadir o e-mail dela ou dele e monitora a página dela ou dele no Facebook para ver quem comenta e curte as fotos, você pode estar acabando com um relacionamento que poderia dar super certo se não fosse o seu ciúme exagerado.
Um rapaz olhou para sua namorada ou uma moça olhou para o seu namorada, e você partiu para cima da pessoa para tirar satisfações e até partir para a briga física.
O ciúme doentio também pode levar a pessoa a ser agressiva com o companheiro(a). Quando se chega ao ponto de quebrar o celular da outra pessoa por causa de ciúmes, você com certeza está ultrapassando o limite de uma atitude normal.
Leia também | 6 Programas mais famosos da TV nos anos 80
Não existe remédio que acabe com o ciúme doentio. Quando você perceber que está sentindo ciúmes acima do normal e que está tendo atitudes descontroladas, é hora de pedir ajuda a um psicólogo.
Geralmente o profissional consegue ajudar a pessoa. Mas quando ele percebe que existem sinais de depressão, delírio ou ansiedade exacerbada, pode optar por um tratamento multidisciplinar, direcionando o paciente para um tratamento com um psiquiatra.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…