Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, disse que está nos planos do banco pagar com o real digital, o Bolsa Família e outros benefícios sociais e trabalhistas. O Banco Central ainda está desenvolvendo a criptomoeda oficial.
“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [convertida em ativos digitais] no futuro”, disse a presidente.
Segundo Serrano, a Caixa vai aproveitar o real digital para promover a digitalização financeira em conjunto com a inclusão social.
“A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, completou Maria Rita.
Pensando nesse caminho, a Caixa lançou na última quarta-feira (26) um consórcio com a bandeira Elo e a Microsoft, voltado para desenvolver o projeto-piloto do real digital. Marcos Brasiliano Rosa, vice-presidente de Finanças da Caixa, disse que a instituição poderia realizar o projeto sozinha, mas “isso levaria mais tempo”.
O vice-presidente afirmou que a parceria com a Elo permitirá a criação de opções de criptoativos com pagamento em parcelas, semelhante à fatura do cartão de crédito. Com isso, o banco poderá contar com a tecnologia da Microsoft que oferecerá sua experiência para acelerar a implementação do real digital.
No mês passado o BC divulgou um relatório que reconheceu o potencial e vantagens da tokenização da economia, mas ao mesmo tempo alertou para alguns riscos na área. Por isso, o Banco Central defendeu que o Real Digital é uma forma de trazer mais segurança para o segmento e inserir o BC nesse ecossistema.
“Os benefícios esperados da “tokenização” incluem: i) maior programabilidade, oferecendo novas formas de automação; ii) liquidação atômica, em que a troca automatizada e condicionada entre tokens reduz os riscos da contraparte; iii) registros descentralizados que quebram silos informacionais; e iv) a possibilidade de registro de ativos de diferentes naturezas em um mesmo ambiente (registro multiativos), facilitando as negociações e ampliando a liquidez dos mercados”, disse o BC.
Leia Também | Negociador: nova série do Prime Video com Malvino Salvador
Uma das intenções da Caixa é usar a criptomoeda oficial para o financiamento imobiliário. Segundo o vice-presidente de Serviços Financeiros da Microsoft Brasil, Júlio Gomes, o processo seria semelhante ao uso do Pix para aquisição e pagamento das prestações da casa própria.
“A principal contribuição desse processo seria aumentar a velocidade e reduzir o custo dos financiamentos habitacionais”, antecipou.
“O financiamento habitacional demora, em média, 25 dias até chegar o registro em cartório. Tem condições de agilizar e melhorar o atendimento”, completou o vice-presidente da Microsoft Brasil.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…