Um dos grandes medos dos aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência Social é do famoso pente-fino do INSS, que costuma ocorrer anualmente e se intensificou nos últimos anos.
O pente-fino do INSS nada mais é do que uma espécie de investigação realizada pelo INSS para identificar possíveis benefícios previdenciários concedidos de maneira indevida.
É natural que as pessoas errem, no caso da Previdência Social isso não é diferente. Como são muitos pedidos que precisam ser analisados todos os dias, assim como o grande acúmulo de serviço, é natural que o INSS também erre na concessão dos benefícios.
Dessa forma, através do pente-fino o INSS pode identificar possíveis inconsistências em benefícios concedidos, de modo não a simplesmente cancelar o benefício do segurado, mas sim, para que junto ao segurado consiga comprovar que a concessão do benefício está correta.
Teremos novo pente-fino do INSS em 2023?
Neste início de gestão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o foco do governo tem sido na operação pente-fino do Cadastro Único (CadÚnico) que garante acesso ao Bolsa Família.
Entretanto, até o momento não nem o governo federal quanto o INSS realizaram qualquer divulgação quanto a um possível pente fino nos benefícios previdenciários em 2023.
Entretanto, apesar de não haver qualquer confirmação, existe uma certa especulação de que aconteça um novo pente-fino esse ano.
Desse modo, espera-se que o novo pente-fino do INSS possa começar no início do segundo semestre até o final do ano, entre os meses de agosto a dezembro de 2023.
Logo, os segurados precisam ter muita atenção às notícias e movimentações do governo e do INSS, principalmente caso você receba algum benefício por incapacidade.
Isso porque, normalmente, segurados que recebem benefícios por incapacidade podem ser chamados para realizar uma nova perícia médica do INSS.
Quais segurados são alvos do pente-fino?
Naturalmente, existem alguns benefícios que são submetidos anualmente ao processo de revisão, sendo eles:
- a aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente);
- o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária);
- o auxílio-acidente.
Além dos benefícios citados, também podem passar pelo pente-fino os beneficiários que:
- estão recebendo os benefícios por mais de 6 meses sem passar por perícia;
- não possuem data final para o encerramento do benefício;
- não possuem qualquer indicação de reabilitação profissional.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.