Um novo golpe do pagamento por aproximação está pegando muitos brasileiros de surpresa. Desse modo, caso você também utilize o seu cartão para fazer pagamentos por aproximação, você precisa saber desse novo golpe para evitar ser mais uma nova vítima.
O golpe em questão se chama de transação fantasma, nome dado a uma nova versão do malware já conhecido no mercado, o Prilex. Embora não seja algo relativamente novo, o Prilex está em constante evolução no mercado.
O mesmo se iniciou em 2014, quando foi afetou ATMs passando pro transações com chip e senhas, voltando agora a entrar em cena por estar impactando também os pagamentos que são realizados por aproximação.
Conforme informado pela Kaspersky, empresa especializada em segurança digital, essa é a primeira vez que o Brasil se depara com golpes envolvendo os pagamentos por aproximação, seja via cartão de crédito ou ainda por celulares (transações conhecidas como NFC).
Nesse tipo de golpe, o Prilex força o bloqueio do pagamento por aproximação, onde o usuário acaba sendo forçado a utilizar o chip, a senha na maquininha de cartão e os logos dos cartões, em especial dos seguimentos Platinum, Black e Corporate que costumam ter um limite maior que os demais.
Leia também: Dívida do cartão de crédito: devo pagar o mínimo ou parcelar a fatura?
O golpe tem como objetivo fazer com que os consumidores percam a confiança nas empresas que oferecem o meio de pagamento por aproximação, tendo em vista que esse problema poderá levar o consumidor a se preocupar com a segurança do produto.
Já na situação das empresas que emitem os pagamentos por aproximação dos clientes, a situação pode levar aos mesmos não conseguirem tratar corretamente o caso, o que dificulta uma transação fraudulenta.
Dessa forma, o consumidor poderá sofrer com graves impactos financeiros, já que as instituições vão demorar para identificar possíveis transações fraudulentas, o que causará um impacto em dívida e uso do limite.
A prevenção desse tipo de golpe ocorre primeiro pelos emissores que precisam validar todos os dados do protocolo EMV, incluindo a variação no contador, criptogramas e dados como data e hora da transação.
Os emissores dos cartões também devem comunicar os clientes sobre a existência desse tipo de golpe, de modo a orientá-los sempre que desconfiar de algo, como, por exemplo, muitas tentativas falhas de pagar por aproximação.
Já os usuários dos pagamentos por aproximação devem ficar bem atentos com os visores apresentados na maquininha. Caso seja exibido alguma mensagem de “erro no pagamento por aproximação” a dica né, nunca insira o cartão físico, sendo ideal insistir no pagamento por aproximação em outro terminal.
Caso realmente não seja possível pagar por aproximação no seu cartão que funcionava antes normalmente por aproximação, opte por pagar via Pix ou em dinheiro, e peça a substituição do seu cartão.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…