O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou o calendário de pagamento do mês de agosto para aposentadorias, pensões, auxílios e também Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo a autarquia serão beneficiados 37 milhões de segurados.
O INSS divide o calendário de pagamento em duas partes. Primeiro recebem quem ganha até 1 salário mínimo. Depois o pagamento é liberado para os que recebem acima do piso nacional.
Para saber a data de pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Por exemplo: Um cartão com número 125.556.782-0, o número final será o 2.
Também é possível consultar o extrato do pagamento por meio do aplicativo do INSS e do site Meu INSS. O acesso é realizado com a conta Gov.br, que é o login único para os serviços digitais do governo federal.
Neste caso, é possível conferir informações importantes, como o extrato de pagamento de benefícios, os valores a receber no próximo calendário, as datas de pagamento, além de poder agendar ou remarcar perícias e utilizar outros serviços relacionados aos benefícios da seguridade social.
Quem tem direito de receber o pagamento do INSS?
Vão ter direito ao pagamento do INSS: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão.
Calendário de pagamento – agosto de 2023
Para quem ganha até 1 salário mínimo
- Final 1: 25 de agosto;
- Final 2: 28 de agosto;
- Final 3: 29 de agosto;
- Final 4: 30 de agosto;
- Final 5: 31 de agosto;
- Final 6: 1º de setembro;
- Final 7: 4 de setembro;
- Final 8: 5 de setembro;
- Final 9: 6 de setembro;
- Final 0: 8 de setembro
Para quem ganha acima de 1 salário mínimo
- Final 1 e 6: 1º de setembro;
- Final 2 e 7: 4 de setembro;
- Final 3 e 8: 5 de setembro;
- Final 4 e 9: 6 de setembro;
- Final 5 e 0: 8 de setembro.
Leia Também | Bolsa Família: veja quando o dinheiro vai cair na sua conta
O que é o MEU INSS?
O MEU INSS funciona como uma agência virtual, disponibilizando os mesmos atendimentos que o público tem acesso indo pessoalmente até um ponto físico do INSS.
Com a plataforma é possível solicitar ou prorrogar benefícios, consultar documentos como o extrato previdenciário (CNIS), extrato de imposto de renda, entre outros serviços oferecidos pela Previdência Social.
O sistema foi lançado no ano de 2018 pelo Governo Federal, e pode ser acessado de duas formas: pelo site ou app, disponível na loja de aplicativos do seu aparelho.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.