Se tem um problema que afeta cada vez mais as pessoas é a dor nas costas. Seja em decorrência da má postura, por trabalhar carregando peso ou qualquer outro motivo, em alguns casos as dores podem até mesmo incapacitar uma pessoa de trabalhar.
Nesse sentido, quando uma pessoa que contribui ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sente terríveis dores nas costas de modo a incapacitá-las de trabalhar, essa situação pode ser suficiente para garantir alguns benefícios previdenciários.
Se você está sofrendo com dores nas costas ou conhece alguém que está passando por isso, de modo a ter muitas dificuldades para trabalhar devido à incapacidade que esse problema está causando na vida dessa pessoa? Bom, então fique até o final que explicaremos os direitos que essa pessoa pode ter.
Sofro com dores nas costas, posso receber benefício do INSS?
Depende! Isso porque não basta que a pessoa apenas sinta dores nas costas para pleitear o direito a algum benefício do INSS. Logo, para garantir direito aos benefícios é necessário que a dor esteja incapacitando o mesmo de trabalhar.
Para isso será preciso comprovação
Para que o trabalhador incapacitado de trabalhar possa pedir algum benefício do INSS, como o auxílio-doença, ou aposentadoria por invalidez, será preciso comprovar a condição.
Essa condição deve ser comprovada mediante laudos, prontuários, atestados e até mesmo receita de medicamentos. Tudo isso deverá ser comprado por meio de uma perícia médica realizada pelo próprio INSS.
Leia também | Lista de doenças crônicas que dão direito a aposentadoria do INSS
Direito ao auxílio-doença
Para que a pessoa com problemas de coluna pleiteie o direito ao auxílio-doença, será preciso a comprovação de três fatores:
- Incapacidade para o trabalho;
- Qualidade de segurado;
- Carência.
A qualidade de segurado significa a condição de segurado ao INSS, ou seja, será preciso ter realizado as contribuições ao INSS.
Já a carência diz respeito justamente sobre a quantidade de contribuições que a pessoa deve ter para pedir o auxílio-doença, no caso desse benefício são necessárias ao menos 12 contribuições seguidas.
Direito a aposentadoria por invalidez
Para que a pessoa com problemas de coluna possa ter acesso à aposentadoria por invalidez, é necessário que o problema tenha incapacitado permanentemente o segurado de realizar qualquer tipo de trabalho.
Os requisitos da aposentadoria por invalidez são os mesmos do auxílio-doença, ou seja:
- Incapacidade para o trabalho;
- Qualidade de segurado;
- Carência.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.