O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar na próxima terça-feira, 2 de janeiro de 2024, os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo.
Os aposentados terão um reajuste no benefício. A partir do dia 1º de janeiro de 2024, o salário mínimo subirá de R$ 1.320 para R$ 1.412. Um reajuste de 6,97% em comparação ao valor atual. O valor do novo teto do INSS só será conhecido em janeiro de 2024.
Os aposentados só receberão os valores com reajuste a partir do dia 25 de janeiro de 2024. Nesta terça-feira (2), os valores que serão depositados ainda são referentes ao ano de 2023.
Calendário de pagamentos do INSS de dezembro 2023
O calendário é dividido entre quem recebe até 1 salário mínimo, e aqueles que recebem acima deste valor, com base no número do benefício.
Para saber a data em que vai receber o benefício, basta verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço.
Como por exemplo, vamos imaginar que o número do seu cartão seja 255.132.891-0, o número 1 é considerado como dígito final.
Veja as datas de pagamento
Para quem recebe até 1 salário mínimo
- Final 1: 21 de dezembro (já pago)
- Final 2: 22 de dezembro (Já pago)
- Final 3: 26 de dezembro (Já pago)
- Final 4: 27 de dezembro (já pago)
- Final 5: 28 de dezembro (já pago)
- Final 6: 2 de janeiro
- Final 7: 3 de janeiro
- Final 8: 4 de janeiro
- Final 9: 5 de janeiro
- Final 0: 8 de janeiro
Para quem recebe acima do salário mínimo
- Final 1 e 6: 2 de janeiro
- Final 2 e 7: 3 de janeiro
- Final 3 e 8: 4 de janeiro
- Final 4 e 9: 5 de janeiro
- Final 5 e 0: 8 de janeiro
Além das várias modalidades de aposentadoria (por idade, invalidez, etc.), o INSS também abrange benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salários família e maternidade, pecúlio e seguro-defeso.
Leia também | 6 sinais de que você realmente chegou à classe média
Como consultar?
O segurado que desejar poderá ter acesso ao extrato do INSS para ter informações sobre datas de pagamentos e valores. Basta acessar o aplicativo do INSS e o site Meu INSS, fazendo login com a conta Gov.br, que é o login único para os serviços digitais do governo federal.
O aposentado também poderá ter informações sobre o extrato de pagamento dos benefícios, os montantes a serem recebidos no próximo ciclo de pagamento e as datas de desembolso. Também vai ser possível agendar ou reagendar perícias médicas e aproveitar diversos outros serviços vinculados aos benefícios da seguridade social.
Comentários estão fechados.