É comum sentir insegurança em algumas situações, mas deixar que isso te domine e que faça você ser uma pessoa que vive com medo de arriscar não pode acontecer. É preciso vencer alguns dos seus medos para que você se torne uma pessoa mais confiante.
Deixar suas inseguranças te dominarem pode ser algo que destruirá sua vida em vários âmbitos, tanto profissional, como social, além de prejudicar diretamente sua vida amorosa. O medo faz parte da natureza humana, mas superar o que faz você perder a confiança em si também, por isso fizemos este artigo.
Acompanhe este artigo até o final e veja quais são os 3 passos que vão te auxiliar a se tornar uma pessoa mais segura, com base no artigo escrito por Douglas Maluf, especialista no comportamento humano e dinâmicas de grupo.
Se você se considera uma pessoa insegura, você precisa evitar algumas atitudes, precisar superar alguns medos e abandonar velhos hábitos que podem estar prejudicando sua vida. É essencial que você tenha segurança e convicção na sua vida para poder tomar suas decisões da melhor maneira.
Douglas Maluf acredita que “A insegurança é resultado de vários tipos de medo: de fracassar, de ser rejeitado ou criticado. Apesar de ser um importante mecanismo de proteção, o medo pode ser seu principal sabotador e te prejudicar em várias esferas”.
Segundo Maluf, existem características que definem uma pessoa é insegura, veja quais são:
Leia+: 7 Profissões afetadas pelo ChatGPT e outras IAs
É necessário compreender que a perfeição é inalcançável, falhas são comuns e fazem parte da vida. Querer ser perfeito só vai te trazer estresse e insatisfação. Reconheça seus pontos fracos e melhorá-los. Entretanto, não deixe que eles te atormentem.
Para que você comece a perder sua insegurança, é necessário ter consciência do seu potencial. “Escreva sobre seus sucessos e realizações ao longo da vida. Coloque no papel tudo o que já fez. Sabe aquelas coisas que lhe causam orgulho? É exatamente isso. Ao se sentir incapaz ou inseguro, reveja sua lista e lembre-se do que você já conquistou”, explica Maluf.
Se comparar com outras pessoas só vai te trazer mais insegurança e prejuízos, comparações, na maioria das vezes, são irracionais e injustas, elas só servem para que você mesmo perca sua confiança.
Cada pessoa tem seu próprio tempo de realização, é preciso que você entenda isso. Ao realizar uma comparação “automaticamente entramos em um processo de rejeição e anulamos nossas melhores características”.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…