Categorias: ChamadasINSS

URGENTE! FIM da idade mínima para a aposentadoria

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) beneficiará milhares de pessoas em todo país. Para falarmos da nova decisão precisamos voltar um pouco a novembro de 2019.

Isso porque, desde o dia 13 de novembro de 2019, quando a Reforma da Previdência entrou em vigor, alterando as regras de praticamente todos os benefícios, o governo decidiu colocar uma idade mínima para a aposentadoria especial.

Todavia, esse requisito não havia sido bem aceito, afinal, só pode garantir a aposentadoria especial aquelas pessoas que exercem atividade colocando em risco sua saúde, logo, além de colocar em risco a saúde, esses trabalhadores ainda teriam que ter uma idade mínima para se aposentar.

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial surgiu a partir da ideia de permitir que pessoas que trabalham sob riscos, como, por exemplo, à agentes nocivos à saúde, pudessem se aposentar mais cedo, afinal correm maior risco de vida ou de adoecimento, o que é algo bastante justo.

Contudo, ao se estipular uma idade mínima para que esses trabalhadores que já colocam em risco a saúde e a vida, a Reforma foi um pouco precipitada nesse quesito, afinal, acabou tornando esse benefício praticamente inutilizável.

Logo, para tentar resolver este problema, o STF analisará agora a possível inconstitucionalidade da regra trazida pela reforma que fixou a idade mínima para que os trabalhadores possam garantir a aposentadoria especial.

Caso o INSS seja derrotado, a aposentadoria retornará ao que era antes, ou seja, não sendo mais necessário ter uma idade mínima para se aposentar.

Além da idade mínima, o STF também analisará a proibição de conversão de tempo especial em tempo comum e a redução do valor da aposentadoria especial de 100% para 60% sobre o salário de benefício.

No atual momento, o ministro Ricardo Lewandowski pediu vista do julgamento do processo, que se trata da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.309, sob alegação de que precisa se aprofundar mais sobre o tema.

A expectativa agora é que no prazo de até 90 dias o Supremo Tribunal Federal possa retornar com o julgamento, assim podendo garantir possíveis mudanças na aposentadoria especial ainda neste ano.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás