Categorias: ChamadasCLTEconomia

Governo inicia testes do FGTS Digital

Começou neste sábado (19) a fase de testes do FGTS Digital, que vai substituir o atual envio de informações do FGTS dos empregados pelas empresas, atualmente feito pelo sistema Conectividade Social/Caixa. 

Na sexta-feira (18), o Ministério do Trabalho e Emprego publicou uma portaria em Diário Oficial da União (DOU) regulamentando a implementação e a operacionalização do sistema.

O FGTS Digital deverá ser utilizado a partir de janeiro de 2024. No entanto, no mês de agosto, a Secretaria de Fiscalização do Trabalho inicia o processo de capacitação das empresas, que prossegue até o fim do ano.

Segundo o Ministério do Trabalho, o FGTS Digital  vai representar avanços no processo de cumprimento da obrigação do FGTS. Pelo atual sistema, o empregador gasta cerca de 34 horas/mês para o preenchimento. A expectativa é reduzir para 25 horas com o uso do FGTS Digital, que vai utilizar dados do eSocial. 

O novo sistema vai eliminar a burocracia e custos adicionais, a diminuição de custos e a digitalização dos serviços, com agilidade e automatização dos procedimentos. 

Leia também | Governo exclui dezenas de atividades do MEI. Veja se a sua é uma delas?

Capacitação

A Secretaria de Fiscalização do Trabalho inicia o processo de capacitação a partir deste sábado, para poder preparar as empresas para o novo processo de envio.

A Secretaria de Fiscalização do Trabalho inicia o processo de capacitação a partir deste sábado, até o fim do ano. A fase de testes estará disponível para empresas do Grupo I do eSocial, com faturamento de até R$ 78 milhões, totalizando cerca de 20 milhões de companhias.

As demais empresas terão acesso a capacitação a partir de 16 de setembro. A partir de 16 “É uma oportunidade para que as empresas ajustem os processos internos e verifiquem se estão declarando corretamente as bases de cálculo do FGTS nas folhas de pagamento do eSocial”, destacou o ministério. 

Todas as empresas terão até 10 de novembro para finalizar os testes e, até o fim do ano, para análise da correção dos dados que vão informar no novo sistema. 

Para acessar o novo sistema, o empregador deve acessar o link  utilizando a senha do gov.br (prata ou ouro) ou via certificado digital e dar início ao treinamento. 

O FGTS Digital é um conjunto de sistemas informatizados que se propõe a gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás