Para aquelas pessoas que estavam esperando pelo horário de verão podem perder as esperanças. Isso porque o Ministério de Minas e Energia após estudos verificou que não será preciso a implementação do horário de verão no Brasil em 2023.
Por enquanto, segundo a pasta, está descartada a possibilidade. Em todas as vezes que vigorou o horário de verão, ele começava em outubro e terminava em fevereiro. No ano de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro extinguiu a medida em abril daquele ano.
Assim que foi eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma enquete por meio de suas redes sociais para questionar a população sobre a volta do mecanismo. Na ocasião ele perguntou: “O que vocês acham da volta do horário de verão?”
Como resultado da enquete: 66,2% dos votos foram a favor da volta do horário de verão e 33,8% foram contra a medida.
Em 1963, ano anterior à ditadura militar no Brasil, João Goulart implementou a mudança, que foi renovada durante os próximos cinco anos, até 1968.
A volta do horário de verão aconteceu apenas em 1985, durante o governo de José Sarney. Em 1988, ocorreu a primeira grande mudança: os estados do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá não foram incluídos no decreto. Por estarem mais próximos à linha do Equador, especialistas indicavam que não havia grande benefício para estas unidades federativas.
A medida foi renovada todos os anos com pequenas mudanças no grupo de estados. Foi finalmente regulamentada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008.
No Decreto Nº 6.558, Lula instituiu o horário de verão “a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional”.
Em 2019, a medida foi revogada em abril pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que à época disse que mais de 70% da população brasileira era a favor do fim do horário de verão.
Leia também | Quando será pago o 13º salário em 2023? Veja as regras
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ficou insatisfeita com a decisão do governo. Ela estava pedindo a volta do horário de verão. Segundo a entidade, o horário de verão estimula o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de contribuir para a economia de energia e redução de custos operacionais nas empresas.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…