Existem diversos acontecimentos em nossas vidas que acabam gerando uma frustração enorme, é preciso saber como gerenciar suas emoções para lidar melhor com suas frustrações e evitar que grandes decepções fiquem travando a sua rotina.
Muitas vezes, coisas que não estão no controle das pessoas acabam dando errado e, consequentemente, gerando uma enorme decepção. É necessário saber como se preparar emocionalmente para gerenciar suas emoções, afinal, decepções são inevitáveis.
Acompanhe este artigo até o final e veja como gerenciar suas expectativas para evitar que as decepções da vida prejudiquem sua rotina.
“Lidar com as frustrações é algo que ou já sabemos e só vamos nos aperfeiçoando ou, se não se sabe, é importante aprender. Por que? Justamente porque a frustração faz parte da vida. A realidade vai estar sempre nos frustrando e nos pega de surpresa. Se você parar para pensar, vai identificar isso, vai ver quantas vezes criou expectativa sobre algo ou alguém, planejou tudo certinho e depois deu tudo errado, ou melhor, aconteceu de uma forma totalmente oposta à que você tinha imaginado”, afirma Keila Bis, psicanalista e jornalista.
Com base no artigo da psicanalista Keila Bis, precisamos aprender a lidar com as frustrações, afinal, elas são parte da vida, não podemos evitá-las, podemos apena já saber como lidar com elas ou aprender isso, não existe saída.
“Há pessoas que manejam tão bem a frustração, que nem parecem ter sido frustradas em seus planos. Você já deve ter ouvido alguém contar que tinha determinados planos, que estava tudo organizado para aquilo acontecer, mas, de repente, surgiu um imprevisto e tudo foi por água abaixo. E a pessoa conta isso com naturalidade ou já emenda o desenrolar da situação narrando, com tranquilidade, o que aconteceu depois”, conclui Keila.
Portanto, a melhor maneira de lidar com as suas frustrações é reconhecendo que elas são parte da vida, é preciso ser resiliente.
Leia também: 4 dicas para se tornar rico do zero!
“Seja lá o motivo, cada um precisa olhar para si, compreender a causa ou as causas da sua dificuldade em suportar a frustração e, com o tempo, ir aprendendo a tolerar mais e mais a frustração”, afirma Bis.
É extremamente necessário aprender a suportar a dor das suas frustrações, cada vez elas vão doer menos e você perceberá que, sempre que você se analisar e entender a causa do seu sofrimento, será mais fácil de superar.
Segundo Keila, “Quando as coisas não saem do jeito que queríamos, precisamos de um tempo para absorver a novidade, mas, em seguida, é importante continuar, não ficar brigando com aquilo, impondo resistência”.
O importante é não deixar que as decepções te parem, afinal, elas devem servir como combustível e aprendizado, não como um freio.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…