Em 2024, o Sisu terá um único processo seletivo e oferecerá 264.181 vagas. Fique ligado, as inscrições terminam no dia 25 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As inscrições começaram nesta segunda-feira (22) e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de janeiro. Foram disponibilizadas pelo MEC (Ministério da Educação), 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior, que assinaram o Termo de Adesão (TA).
Para se inscrever não é preciso pagar nenhum tipo de taxa. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio dos serviços digitais do governo federal (gov.br). Serão oferecidas vagas de cursos com início previsto das aulas tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2024, de acordo com os TAs assinados pelas instituições de ensino superior que aderiram à seleção.
No entanto, para se inscrever no Sisu, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como não ter zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC n. 391/2002, e não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.
Segundo o governo, neste ano, o Sisu seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Também está prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso.
Sim! você vai poder mudar sua opção de curso. Isso só poderá ser feito no período em que as inscrições estiverem abertas. O candidato poderá alterar suas opções de curso e instituições quantas vezes achar necessário. Porém, ao término das inscrições, a última opção escolhida pelo candidato será considerada válida.
Leia também | Disney prepara nova versão de “Feiticeiros de Waverly Place”
Houve uma mudança no que diz respeito a lista de espera. Em 2024, ela poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
Caso você não seja selecionado na chamada regular poderá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.
O preenchimento das vagas será definido em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…