Em 2013, a atriz Fernanda Torres resolveu entrar para a literatura, escrevendo o romance “Fim” que conta a trajetória e os momentos derradeiros da vida de cinco amigos. Depois de 10 anos, o livro ganhou uma adaptação. A história virou série, que chegou nesta semana ao Globoplay.
A série começou a ser gravada em 2020, mas devido a pandemia de Covid 19, as gravações precisaram ser interrompidas. Isso criou um problema, pois elevou os custos da produção. Fernanda, que é criadora da série, usou de humor para falar dos altos custos: “É mesmo um milagre que o Fim tenha chegado ao fim”.
Toda vez que um livro é adaptado para o cinema ou TV, é necessário fazer algumas alterações no texto. Torres precisou fazer algumas modificações no roteiro, dando luz para personagens femininas, as companheiras dos cinco protagonistas do livro.
Fernanda diz que no livro, os homens têm mais destaque, enquanto as mulheres estão em um patamar diferente.
“A primeira pessoa no livro é dos homens, são eles que falam, pensam, imaginam, falando direto com o leitor. As mulheres são consequência deles, descritas na terceira pessoa”. No entanto, na série, a criadora mudou as coisas: “Na série, é de igual para igual. A história é tanto delas quanto deles”.
A história se passa no Rio de Janeiro ao longo de quatro décadas, começando no final dos anos 1960 e terminando em 2012. A trama gira em torno de Ciro (Fábio Assunção), Ribeiro (Emilio Dantas), Sílvio (Bruno Mazzeo), Álvaro (Thelmo Fernandes) e Neto (David Júnior), amigos atropelados por amores, desamores e pela revolução de costumes dos anos 1970. As trajetórias se refletem, ou se contrastam, ou se contrastam, na hora da morte de cada um.
A trama precisou de um bom trabalho da maquiagem, já que a história retrata várias fases dos personagens em diversos momentos, como explica Fernanda Torres, durante entrevista ao Gshow:
“Os atores começaram no terço da vida dos personagens, com 50, voltaram no tempo, rejuvenescendo para os vigorosos 40; depois foram jovens de 30 e, os que sobreviveram, pularam para os 80. Estava no rosto deles a dimensão de uma vida toda, quase 50 anos filmados em 14 semanas. Esse é o assunto principal da tragicomédia ‘Fim’: o tempo, a ação do tempo na vida de nove amigos de Copacabana”.
Leia também | Diva à Deriva já é a série mais assistida da Netflix
“Fim” é dirigida por Andrucha Waddington (marido de Fernanda Torres). No elenco estão:
Fábio Assunção como Ciro
Marjorie Estiano como Ruth
Emílio Dantas como Ribeiro
Débora Falabella como Irene
Thelmo Fernandes como Álvaro
Bruno Mazzeo como Silvio
David Junior como Neto
Heloísa Jorge como Célia
Laila Garin como Norma
Fernanda Torres como Celeste
Marcos Pasquim como Jairo
Zezé Motta como Dona Neusa
Ary Fontoura como Seu Vitor
Othon Bastos como Padre Marcos
Stepan Nercessian como Sampaio
Luiza Valdetaro como Milena
A série tem 10 episódios que já estão disponíveis no Globoplay.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…