A fibromialgia, também chamada de Síndrome de Joanina Dognini, é uma condição física dolorosa e crônica, que pode impedir que as pessoas diagnosticadas tenham uma vida completamente normal quando comparadas às demais.
Isso porque, a pessoa diagnosticada com fibromialgia sente dores pelo corpo todo, que podem migrar de um ponto a outro, com foco mais relacionado aos músculos, tendões e articulações.
Os principais pontos de dor da fibromialgia são os ombros, pescoço, joelhos, cotovelos, coluna e bacia. A fibromialgia por sua vez, costuma atingir mais as mulheres com idades entre 30 e 60 anos.
A causa específica da doença é desconhecida e também é uma doença sem cura, mas o entendimento atual da doença, os medicamentos e a combinação de terapias, ajudam a controlar os sintomas e restabelecem a qualidade de vida.
A fibromialgia pode dar direito a aposentadoria?
A fibromialgia pode, sim, dar direito de se aposentar, contudo, não em razão da doença em si, mas sim em razão da incapacidade total para trabalho que a doença pode gerar para algumas pessoas.
Para garantir direito a aposentadoria por invalidez, o paciente com fibromialgia precisa comprovar através de laudos, exames, atestados e receitas que está devidamente incapaz em decorrência da doença.
Essa comprovação das condições ocorre em uma perícia médica do INSS que precisa ser agendada pelo trabalhador. Contudo, pode ser que o médico responsável pela perícia venha a negar seu benefício por desconhecimento técnico da doença.
Essa situação acaba acontecendo, pois a maioria dos médicos peritos do INSS são clínicos gerais, e não especialistas em áreas determinadas, como reumatologias no caso da fibromialgia. Todavia, não se preocupe, mesmo que o médico negue seu benefício, é possível reverter essa decisão.
O indeferimento do pedido junto ao INSS ocorre com mais frequência do que se imagina, estudos apontam que metade dos benefícios solicitados atualmente são negados, pelos mais variados motivos.
Contudo, caso você solicite o benefício e mesmo com laudos médicos que comprovem a incapacidade o INSS negue seu benefício, você poderá buscar a ajuda de um advogado que poderá solicitar a concessão da aposentadoria através da Justiça.
Lembrando que para garantir direito a aposentadoria por invalidez é necessário que a pessoa esteja totalmente incapaz de trabalhar em qualquer tipo de serviço.
Isso porque, muitas vezes, o INSS nega o benefício sob justificativa de que o trabalhador pode ser realocado, por exemplo, se uma pessoa trabalhava pegando peso e está invalidada para determinada função, mas que ainda consiga trabalhar em um escritório.
Mas não esqueça, em caso de dúvidas, busque um advogado previdenciário que poderá orientar sobre a possibilidade ou não de pleitear o direito à aposentadoria por invalidez em decorrência da fibromialgia.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.