FGTS será liberado via Pix. Entenda como vai funcionar

O FGTS Digital promete ser um grande avanço que irá beneficiar trabalhadores e empresas. O governo já está realizando testes para ver como vai funcionar o novo sistema. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o novo sistema de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entrará em vigor em janeiro do ano que vem.

A novidade é que o pagamento poderá ser realizado por meio do PIX. Com isso, o trabalhador não precisará mais ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para poder receber o benefício.

O FGTS Digital é um conjunto de sistemas informatizados que se propõe a gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

A nova tecnologia vai facilitar a vida das empresas que poderão cumprir suas obrigações de forma muito mais simples e rápida, eliminando burocracias.

Desde agosto deste ano, o governo vem testando o FGTS Digital. A intenção é que o sistema possa estar pronto para ser usado a partir de janeiro de 2024.

Porém, ele já estará funcionando em novembro de 2023 para algumas pessoas que poderão usar o sistema FGTS Digital via PIX.

O que vai mudar?

A partir de janeiro de 2024, acontecerá uma mudança na data de vencimento, ou seja, haverá uma alteração no prazo de recolhimento, segundo informou o Governo Federal. Após a edição da Lei nº 14.438/2022 ficou estabelecido que a empresa poderá fazer o recolhimento até  o prazo de recolhimento do FGTS mensal que passará a ser o vigésimo dia do mês seguinte ao da competência. 

Nos dias atuais, o empregador precisará de uma média de  34 horas/mês para conseguir realizar o preenchimento. Porém, o novo sistema vai reduzir para 25 horas o tempo que será gasto para realizar o preenchimento. 

Leia também | Mega-Sena: aposta de Salvador acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 32,7 milhões

Como se cadastrar no FGTS Digital?

Enquanto o governo vai realizando os testes do FGTS Digital, para que ele comece a funcionar no ano que vem, algumas pessoas,  o Pix estará disponível já em novembro deste ano.

Neste caso, será necessário ter uma conta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Também será necessário fazer o seu cadastro no site do FGTS. O que vai 

Isso vai garantir que o benefício seja depositado diretamente na sua conta, evitando deslocamentos e burocracias.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás