São comuns dúvidas quanto ao limite de idade para adquirir empréstimo consignado, principalmente pela modalidade de crédito ser uma das mais contratadas por aposentados e pensionistas do (INSS).
É de conhecimento que, perante a lei, não há um limite máximo de idade para a contratação desse tipo de empréstimo.
No entanto, as instituições financeiras podem estabelecer em regulamentações internas a faixa etária elegível para a modalidade.
Segundo Natália Feitosa, supervisora de Normas e Regulamentações da GFT Credmais, empresa de referência no mercado de crédito consignado e seguro, na maioria dos bancos, o limite de idade para contratação do empréstimo consignado INSS é de 80 anos.
“As instituições bancárias estabelecem esse teto de idade devido a alta probabilidade de inadimplência”, complementa a especialista.
Ofertas de consignados
Apesar da oferta, são poucos os bancos que autorizam os empréstimos consignados para idosos com mais de 80 anos e, devido às medidas operacionais e aos seus regulamentos, a modalidade pode sofrer algumas alterações.
“O limite de crédito liberado para o empréstimo diminui nesses casos. Isso porque pessoas com mais de 70 anos são inimputáveis pela lei, ou seja, não podem ser responsabilizadas judicialmente em caso de descumprimento do pagamento”, discorre Natália.
No entanto, segundo a supervisora, como cada instituição financeira tem uma política de negócios, não é impossível encontrar bancos que aceitem a realização do empréstimo consignado para cidadãos com mais de 80 anos.
“Aconselho que seja feita uma pesquisa prévia para identificar quais bancos realizam o empréstimo para pessoas com mais de 80. No entanto, o contratante deve estar consciente que terá uma margem de crédito e de pagamento menor”, afirma.
Por GFT Credmais – com prioridade na excelência em atendimento, além de discrição em negociações claras e transparentes, a GFT conta com uma equipe altamente qualificada para atender todas as demandas.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.