O envelhecimento é um processo natural de qualquer ser vivo. Existem algumas maneiras de retardarmos esse processo, através de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, mas independente do que façamos, envelhecer é algo ao qual estamos fadados a passar.
No entanto, um fato super interessante sobre o envelhecimento, parece ter sido descoberta por uma equipe de fisioterapeutas e químicos brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde um estudo planejado parece ter identificado a partir de qual idade os inconvenientes do envelhecimento aparecem e começam a alterar o funcionamento do nosso corpo.
À medida que chegamos aos 60 anos, algo interessante acontece em nosso corpo. O estudo descobriu que nessa idade, o corpo começa a produzir mais de uma substância chamada ácido hipúrico, que é como um regula-metabolismo. Porém, essa produção extra pode causar alguns probleminhas nos rins e fazer com que nosso intestino não absorva tão bem os nutrientes.
Sabe, quando passamos dos 60 anos, algo também acontece com os aminoácidos, que são como os blocos de construção do corpo. Eles ajudam a absorver as proteínas, o que é importante para manter nossos músculos em forma. Mas a produção desses aminoácidos, como o BCAA, diminui nessa fase, e isso pode fazer com que a gente tenha mais dificuldade em ganhar massa muscular.
Agora, o mais curioso é que tanto o aumento do ácido hipúrico quanto a redução dos aminoácidos parecem ser um jeito do nosso corpo se proteger. O ácido ajuda o pâncreas a ficar mais forte e auxilia o corpo a pegar mais nutrientes, especialmente porque o nosso metabolismo tende a ficar mais devagar nessa idade. E sobre os aminoácidos, eles diminuem para nos ajudar a não ter tantos problemas com câncer.
Então, passar dos 60 anos traz algumas mudanças no funcionamento do nosso corpo. Mesmo que algumas coisas pareçam complicadas, é uma forma do nosso organismo se adaptar para continuar funcionando da melhor maneira possível!
Leia também | Cochilar regularmente pode retardar o envelhecimento cerebral
Um estudo interessante foi publicado na revista Nature e nele participaram 118 pessoas de idades diferentes. Os cientistas descobriram pequenas mudanças no corpo que podem ser super importantes. E sabem por quê? Porque entender essas mudanças pode ajudar a criar novos tratamentos médicos no futuro.
Acontece que essas mudanças no corpo, mesmo sendo uma forma de proteção, não podem ser simplesmente eliminadas. A gente precisa descobrir como elas funcionam e qual seria a quantidade certa para fazer o corpo voltar a se sentir jovem sem causar problemas.
No momento, ainda não existe uma solução mágica para ficar jovem de repente. A velha fórmula continua valendo: comer bem e fazer exercícios regularmente. Já que as coisas mais afetadas pelo envelhecimento são o coração e os pulmões, quem se mantém saudável pode chegar aos 60 anos sem sentir muito o peso dos anos passando.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…