Muitas pessoas acreditam que a água é a bebida que mais hidrata no mundo, o que de certo modo está correto, no entanto, existem outras bebidas que podem desempenhar um papel melhor quando falamos de hidratação.
No entanto, apesar de existirem outras bebidas com poder de hidratação superiores ao da água, não podemos deixar de manter o seguinte alerta, beba água e hidrate-se! É importante esclarecer que mesmo não sendo a principal bebida a níveis de hidratação, ela é fundamental para o funcionamento de um organismo saudável, e o líquido mais importante de nossa vida.
Entretanto, um recente estudo, vem refutando a ideia de que a água é a bebida mais hidratante que existe. Mesmo que pareça um pouco estranho, existem outros líquidos que tem maiores taxas e mais eficazes no processo de hidratação.
O trabalho científico foi divulgado por meio das páginas do The American Journal of Clinical Nutrition. Ao total, 72 indivíduos tiveram a oportunidade de participar como sujeitos de estudo, colaborando para a concepção do inovador Índice de Hidratação de Bebidas, carinhosamente abreviado como BHI ou, em tradução livre, Índice de Hidratação de Bebidas.
Vale ressaltar que este índice vai além da simples avaliação da capacidade de hidratação proporcionada por uma bebida. Ele também abrange a complexa interação entre o líquido ingerido e as reações desencadeadas pelo nosso organismo.
Como exemplo elucidativo, há líquidos que, apesar de aparentemente hidratarem, podem resultar na perda indesejada de eletrólitos e outros nutrientes essenciais. Em contrapartida, existem bebidas que conseguem manter esses componentes por mais tempo no interior do corpo.
Surpreendentemente, algumas bebidas superam até mesmo a água no quesito hidratação, contudo, por ironia, podem provocar respostas adversas no organismo. Um caso emblemático é o da Coca-Cola, que desencadeia uma série de reações químicas com impactos significativos na hidratação corporal, levando a um aumento considerável da perda líquida e, consequentemente, favorecendo a desidratação.
Leia também | 8 sinais que você está bebendo pouca água e os possíveis riscos
De acordo com os achados deste estudo, três bebidas emergiram como verdadeiras campeãs em termos de hidratação, superando até mesmo a humilde água:
Este desfecho é verdadeiramente surpreendente e desafia as expectativas convencionais. Curiosamente, até mesmo o suco de laranja demonstrou uma capacidade superior de hidratação em comparação à água.
Contudo, é importante destacar que essas bebidas foram avaliadas não somente com base na sua habilidade de mitigar a desidratação, mas também considerando a presença de outros nutrientes e teores de gordura que podem, por vezes, complexificar o processo.
Vale mencionar que a desidratação em circunstâncias cotidianas é uma ocorrência relativamente rara. Afinal, fatores como temperatura ambiente, atividade física, padrões alimentares e uma gama de outros elementos interagem para moldar o balanço hídrico do corpo.
Portanto, é fundamental não considerar a substituição direta da água pelo leite desnatado, mesmo em situações como a prática de exercícios intensos em dias escaldantes. Afinal, é preciso estar ciente de que a lactose presente no leite pode não ser bem tolerada por todos os sistemas orgânicos, adicionando uma camada extra de complexidade à equação.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…