Estar com o nome com restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito, popularmente conhecido como nome sujo, é um assunto que preocupa milhares de brasileiros. Isso porque cerca de 70 milhões de pessoas em todo país estão passando por essa situação.
Para muitos, o nome sujo já é algo comum, enquanto para outras pessoas que estão tendo o nome negativado pela primeira vez, muitos medos e receios acabam surgindo, afinal é uma situação nova em que é natural ter algum tipo de medo.
Entretanto, uma dúvida que costuma ser muito vinculada está atrelada ao CPF negativado e o CPF irregular. Contudo, o CPF negativado diz respeito às dívidas em aberto, já o CPF irregular quer dizer questões que podem suspender o documento de cada pessoa.
O CPF negativado, popularmente conhecido como nome sujo, em geral, ocorre quando um consumidor não paga uma conta que está em aberto, onde, após tentativas de negociação, a empresa se viu obrigada a colocar o nome da pessoa junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Quando uma pessoa tem seu nome/cpf negativado ela sofre com as seguintes penalidades:
Segundo a Receita Federal, os CPFs de todos os brasileiros contribuintes se encaixam ou na categoria regular, ou em uma das seguintes:
1. CPF Regular
Seu CPF está sem pendências junto à Receita Federal e está tudo ok.
2. CPF Suspenso
Ocorre quando há falta de informação ou dados estão incorretos no cadastro do cidadão.
3. CPF Cancelado
Essa informação significa que há probabilidade de multiplicidade na inscrição, ou o cancelamento ocorreu devido à decisão judicial, ou administrativa.
4. CPF Pendente de Regularização
Normalmente ocorre quando o contribuinte está obrigado a declarar o Imposto de Renda de algum ano, mas acabou não declarando.
5. CPF Nulo
Quando é comprovada alguma fraude na inscrição do documento.
6. Titular falecido
Como sugerido, ocorre quando é constatado o falecimento do titular do documento.
Não! Como vimos anteriormente, o nome sujo e o CPF irregular são coisas completamente diferentes. Muitas pessoas acabam confundindo os termos e acreditando que quem está com pendências financeiras pode ter o CPF suspenso, o que é um erro.
Dessa forma, fique calmo, caso você esteja com o nome sujo, ou prestes a ser negativado, seu CPF não será suspenso, muito menos será o fim de tudo para você. É recomendado que você tenha calma, e aos poucos consiga ir negociando suas pendências financeiras até conseguir se estabilizar.
Mas tenha calma, essa é uma situação muito comum ao qual 70 milhões de brasileiros estão enfrentando, logo, mesmo que receba alguma cobrança “assustadora” o que podemos dizer é que busque negociar como pode, caso não consiga viver um dia de cada vez.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…