Muito provavelmente você já deve ter ido em algum estabelecimento comercial, como, por exemplo, uma farmácia, onde o atendente perguntou se você gostaria de colocar o CPF na nota, não é mesmo? Mas você sabe o que isso significa?
Muitas pessoas acreditam que ao colocar o CPF na nota vão conseguir aumentar o score de crédito, afinal, vão estar realizando movimentações financeiras com o seu CPF. Contudo, essa prática é apenas um mito, e colocar o CPF na nota não aumenta em nada o seu score.
Mas na realidade, colocar o CPF na nota de compra pode trazer muitas vantagens para o consumidor, se você quer entender para que serve essa opção e o que você pode ganhar com isso, continue a leitura, pois, pode valer muito a pena.
Afinal, o que é colocar o CPF na nota?
O CPF na nota, nada mais é do que uma medida adotada por diversos governos estaduais, com o simples objetivo de combater a sonegação fiscal, dificultar a circulação de notas fritas e garantir o pagamento do ICMS.
Tudo isso acaba acontecendo, porque quando um consumidor faz uma compra e coloca o CPF na nota, o estabelecimento comercial, por sua vez, está obrigado a emitir a nota fiscal da venda, ou seja, estará obrigado a pagar o imposto sobre o produto.
Acontece que, quando o consumidor não coloca o seu CPF na nota, o estabelecimento por sua vez, que estiver mal-intencionado poderá não emitir a nota fiscal dessa venda, ou seja, não pagará o devido imposto pela venda.
O que o consumidor ganha com isso?
Como o consumidor que coloca o CPF na nota está ajudando o governo do seu estado, o governo por sua vez garante diversos benefícios e vantagens para essa pessoa. Vejamos:
Desconto no pagamento de impostos
Em diversos estados, é oferecido o desconto no pagamento do IPVA e IPTU para aqueles que participam de programas para colocar o CPF na nota. A exemplo, temos São Paulo, onde o consumidor pode ganhar desconto no pagamento do IPVA.
Resgate de dinheiro
Outros estados podem garantir o resgate em dinheiro para o cidadão que coloca o CPF na nota, quanto mais ele pratica esse ato, maior poderá ser o resgate.
Doação
Quem ajuda o governo também pode pegar o seu saldo para ajudar milhares de ONGs e instituições sociais do seu estado.
Participação em sorteios
Quem coloca CPF na nota pode participar de sorteios do estado. Em São Paulo, acontecem sorteios de mais de R$ 1 milhão.
Nota! Para participar dos programas é necessário realizar o cadastro na secretaria da Fazenda do seu Estado.
Estados com programa do CPF na nota
Atualmente, os seguintes estados participam de programas de inclusão do CPF na nota fiscal:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal.
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.