Não existe nada mais incômodo do que viver com uma forte dor nas costas. Muitas sentimos a dor mas não sabemos exatamente de onde ela vem. Essa é uma das principais queixas mais comuns no mundo, afetando pessoas de todas as idades e estilos de vida.
A dor pode ser aguda, durando menos de 4 semanas, ou crônica, persistindo por mais de 12 semanas. As causas da dor nas costas são variadas, desde problemas musculares e posturais até condições mais graves como hérnia de disco e artrite.
Existem causas que são as mais comuns que podem provocar dores nas costas. Ficar longos períodos sentado, curvar-se durante o expediente de trabalho ou movimentos repetitivos.
O tratamento para a dor nas costas depende da causa e da gravidade da dor. O tratamento pode ser por meio de medidas simples como repouso, aplicação de calor ou gelo, alongamentos. Em alguns casos, o uso de analgésicos ajuda a aliviar os sintomas.
A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e corrigir a postura.
Relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos mais fortes podem ser prescritos pelo médico.
Uma outra opção, é a acupuntura, uma técnica milenar que utiliza agulhas finas para estimular pontos específicos do corpo e aliviar a dor.
A cirurgia é geralmente indicada apenas para casos graves de dor nas costas que não respondem a outros tratamentos.
Para não sofrer com dores nas costas, mantenha sempre uma boa postura. Principalmente em expediente de trabalho, ao sentar-se e levantar objetos pesados.
Também pratique exercícios físicos regularmente. O que pode fortalecer os músculos das costas e abdominais com exercícios específicos.
Mantenha um peso saudável. O excesso de peso pode sobrecarregar a coluna vertebral. Também evite movimentos repetitivos. Faça pausas regulares para alongar-se e evitar a tensão muscular. Outro detalhe é manter o estresse controlado. Isso para evitar dor nas costas.
Leia também | As Vitaminas Essenciais: Aliadas para uma Vida Saudável
Em casos de dores intensas nas costas, persistente ou apresentar outros sintomas como febre, perda de peso ou dormência nas pernas, é importante consultar um médico para investigar a causa e receber o tratamento adequado.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…