Dor de cabeça é algo chato e incômodo de sentir. Às vezes nos impede de fazer nossas atividades, nos deixa irritados e também de cama. Ela pode surgir através de uma enxaqueca, estresse, sinusite e em várias outras situações. Podemos sentir dores latejantes que aos poucos vai aumentando.
Muitas enfermidades podem provocar essas dores insuportáveis. Por isso, é essencial tratar o problema de uma forma mais acertada.
Mas existe um momento em que se faz necessário procurar um médico. Quando essa dor for intensa e continuar, ou se passa, mas retorna com frequência. Veja a seguir as situações nas quais a dor de cabeça pode se tornar um tormento.
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça incapacitante, de origem genética, que pode decorrer da sensibilidade a sons, luzes e odores. Os sintomas da enxaqueca podem causar náuseas, vômito e dores. As causas da enxaqueca são desconhecidas, embora se saiba que elas estão relacionadas com alterações do cérebro e possuem influência genética. Os gatilhos para as crises de enxaqueca variam de indivíduo para indivíduo, sendo que em alguns não há presença de nenhuma causa específica.
Os gatilhos de enxaqueca mais comuns são: estresse, jejum intermitente, dormir mais ou menos horas do que o de costume, mudanças bruscas de temperatura e umidade, perfumes e outros odores muito fortes, esforço físico excessivo, luzes e sons intensos, abuso de medicamentos, incluindo analgésicos, fatores hormonais (mulheres nas fases pré, durante e pós-menstruação, gerando a chamada de “enxaqueca menstrual”).
Na maioria das vezes, a melhor atitude a tomar é procurar um médico para iniciar um tratamento que possa aliviar as dores da enxaqueca.
O estresse pode causar dor de cabeça. Pode levar a tensão muscular, que pode causar dor de cabeça. Além disso, o estresse pode levar a outros comportamentos pouco saudáveis, como falta de sono e má alimentação, que também são desencadeadores de dores de cabeça. Para controlar o estresse e a ansiedade, você pode consumir chás calmantes, como os de camomila, tília e valeriana, por exemplo.
Mas, o certo é sempre procurar a ajuda de um profissional da saúde que começar um tratamento. Também é possível combater a ansiedade com exercícios que vão diminuir os episódios de dor de cabeça.
Muitas vezes a melhor opção é mesmo procurar um psicólogo, para que ele ensine algumas técnicas que ajudam a lidar com os problemas e a vencer o estresse.
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias. Os sintomas incluem secreção nasal espessa e amarelada, nariz entupido, sensação de peso ou pressão no rosto, dor de cabeça, tosse que piora à noite e perda de olfato. O tratamento deve ser orientado por um clínico geral ou otorrinolaringologista, incluindo normalmente o uso de sprays nasais, analgésicos, corticóides orais ou antibióticos, por exemplo. As crises também podem ser provocadas durante o clima seco.
Leia também | 5 dicas para melhorar a sua saúde espiritual e se conhecer melhor
O médico deve ser consultado sempre que a sua dor de cabeça deixar de ser passageira. Quando está presente sempre no seu dia a dia.
Se sua dor se apresenta de forma intensa, é hora de consultar um profissional da área médica. Outro conselho, é nunca se automedicar para evitar problemas maiores para a sua saúde.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…