Dicas importantes para acabar de vez com os piolhos

Quer ver uma mãe preocupada quando o filho volta da escola coçando muito a cabeça. Ela vai dar aquela olhadinha e percebe que se trata de piolhos.

O piolho (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta de sangue humano, causando a conhecida coceira. Ele se reproduz facilmente, ocasionando uma infestação de piolhos, também chamada de Pediculose. 

Embora o inseto se aloje no couro cabeludo, também pode acometer outras partes do corpo. Possui cor amarronzada, seis patas, tempo de vida de três a quatro semanas e, na fase adulta, o inseto atinge entre 2 mm a 3 mm.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão pode ocorrer das seguintes formas:

Contato com uma pessoa com piolho: muito comum entre crianças e pessoas de uma mesma família, que moram no mesmo local, que compartilham de determinados objetos de uso pessoal e que interagem de perto entre si.

Armazenar roupas ou guardar objetos pessoais infestados de piolhos, como travesseiros, cobertores, pentes e brinquedos de pelúcia pode permitir que os piolhos se espalhem pelo guarda-roupa ou pela casa.

Compartilhar itens pessoais: roupas, fones de ouvido, escovas de cabelo, pentes, enfeites de cabelo, toalhas, cobertores, travesseiros e brinquedos de pelúcia.

Relações sexuais com pessoas com piolho: o contato sexual com pessoas que tenham piolho na região pubiana pode causar o surgimento do problema.

Os principais sintomas de piolhos são:

  • Coceira intensa;
  • Cócegas e sensação de movimento no couro cabeludo;
  • Presença de ovos dos piolhos (lêndeas) em fios de cabelo e que podem ser confundidas com caspa (porém, não são facilmente removidas);
  • Pequenas saliências vermelhas no couro cabeludo, no pescoço e nos ombros.

Leia também | Qual a diferença entre sonho e pesadelo?

Como acabar com os piolhos

É necessário adotar algumas medidas de higiene para acabar definitivamente com os piolhos. 

  • Use o pente fino comum ou eletrônico: Passe um pente fino comum em todo cabelo, separando mecha por mecha. Em vez do pente fino comum, pode-se utilizar um pente eletrônico, no cabelo seco, que é mais eficaz na eliminação e identificação dos piolhos.
  • Lavar as roupas a alta temperatura: Lave todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, em água com temperatura superior a 60º, para eliminar os piolhos.
  • Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados. Leia o rótulo da embalagem e entenda a forma mais adequada de aplicação.
Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás