Dia 12 de outubro é o Dia das Crianças! E os pais já começaram uma verdadeira maratona para agradar os pequenos. Porém, isso não é uma tarefa fácil. Dar o brinquedo que seu filho e ao mesmo encontrar um preço bom pode ser uma grande aventura.
Mas parece que eles vão ter uma saída para encontrar o melhor preço! De acordo com um levantamento de preços feito pelo Procon do estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) em 13 lojas virtuais, com foco no Dia das Crianças, foi verificado que existe uma grande diferença de preços entre lojas físicas e virtuais.
Em 100 brinquedos pesquisados houve uma variação de até 251% nos valores. A pesquisa foi realizada entre 25 de setembro e 2 de outubro em diferentes sites direcionados às crianças, que vêm sendo fiscalizados pela autarquia.
Segundo o Procon, alguns sites apresentam irregularidades na informação do preço que podem induzir o consumidor ao erro.
Os sites notificados após a fiscalização terão 48 horas para fazer a adequação. O levantamento feito em lojas que tinham mais de um fornecedor do produto pesquisado considerou na pesquisa o menor valor.
Recomendações
O Procon do RJ informou que o Dia das Crianças vai movimentar o comércio eletrônico e também lojas físicas. Por isso, recomenda aos pais pesquisar, por produtos idênticos que podem apresentar grandes variações nas lojas.
“Se for fazer compra de forma virtual, fique atento ao prazo de entrega e às especificações do produto”. É preciso também verificar a classificação etária do brinquedo, que deverá ser adequada à idade da criança.
Outro detalhe que você deve ficar atento é se o brinquedo que comprou tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso garantirá que o produto passou por testes antes de ser liberado para comercialização. Outras dicas são observar o rótulo e certificar-se de que não há agentes que possam causar intoxicações ou alergias à criança.
Leia também | O mal da sinceridade exagerada
Os presentes mais preferidos pelos pais
A maioria dos pais estão pretendendo comprar roupas e calçados. Uma minoria está disposta a dar presentes para os filhos, como bonecas/bonecos, jogos de tabuleiro/educativos, entre outros.
O PIX deverá ser a estrela do momento, pois muitos consumidores pretendem pagar suas compras à vista. No entanto, uma grande maioria ainda vai recorrer ao pagamento parcelado usando principalmente o cartão de crédito.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.