A dengue está sendo um dos grandes problemas do verão brasileiro. É uma doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus e que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica que é semelhante à causada pelo sarampo. Em uma pequena proporção de casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de morte, resultando em sangramento, baixos níveis de plaquetas sanguíneas, extravasamento de plasma no sangue ou até diminuição da pressão arterial a níveis perigosamente baixos.
A transmissão se faz pela picada do mosquito Aedes aegypti. Eles normalmente picam durante o dia, principalmente no início da manhã e à noite, mas são capazes de picar e espalhar a infecção em qualquer hora do dia, durante todo o ano.
Somente com a adoção de novos comportamentos em nosso dia-a-dia poderemos contribuir para a prevenção e o controle da ocorrência da dengue em nosso meio.
No entanto, existem algumas dúvidas em relação ao Aedes Aegypti. Muitas coisas que andam falando por aí podem ser verdades como também mito.
Leia também | 7 maneiras naturais de aumentar seus níveis de dopamina
A dengue é pior no verão
Sim, é verdade! O verão quente e muito chuvoso próprio da região Sudeste é a principal causa para o crescimento do número de mosquitos, inclusive do Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue
É uma grande verdade. A transmissão da dengue se dá após o mosquito picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus. A fêmea do mosquito Aedes aegypti é a que transmite o vírus para outras pessoas.
Basta secar os lugares onde tem água parada?
Não. Secando apenas os reservatórios de água parada, não combate o mosquito. Tem que limpar também. O ovo do mosquito pode se manter viável por mais de um ano sem água!
Velas de citronela ou andiroba ajudam no combate ao mosquito?
Isso é mito. Vela de citronela ou andiroba não combatem o mosquito. Isso porque esses recursos têm efeito temporário e indeterminado.
A segunda vez que alguém contrair dengue, o quadro será hemorrágico
Mito. Os casos típicos da Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) são caracterizados, por exemplo, por febre alta e insuficiência circulatória
O inhame e o complexo B ajudam na prevenção da dengue?
Cuidado com esses tipos de informação. Fique ligado: as pessoas falam que principalmente o complexo B tem um cheiro muito forte e espanta o mosquito, mas isso não é verdade.
Tomar vitamina B para evitar a aproximação do mosquito não se mostra eficaz, uma vez que o efeito varia de acordo com o metabolismo da pessoa, podendo não repelir o mosquito.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…