Muitas pessoas amam chocolate, principalmente aqueles que vem com recheios maravilhosos de dar água na boca. Porém, existe um chocolate que não é o queridinho de todos mas tem vários benefícios para a sua saúde.
O chocolate amargo é um alimento que pode trazer diversos benefícios para a saúde. Ele é extraído do cacau, uma planta rica em substâncias anti-inflamatórias, oxidantes e vasodilatadoras.
Chocolate amargo é um tipo de chocolate feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas europeias. Tem como característica possuir pouco açúcar. É rico em triptofano.
Promover a saciedade
Para aquelas pessoas que querem manter o peso, o chocolate amargo é um alimento que ajuda a controlar o apetite. O ponto forte é que o alimento consegue retardar a digestão, aumentando a sensação de barriga cheia.
Os flavonoides encontrados no chocolate amargo servem para combater infecções, atrasar o envelhecimento precoce e manter a pele saudável, prevenir doenças cardiovasculares, prevenir o câncer, aliviar os sintomas da menopausa e da TPM.
Controlar a pressão arterial
O cacau presente no chocolate amargo estimula o corpo a produzir mais óxido nítrico, que relaxa as artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo e a pressão arterial.
Os flavonóides no chocolate amargo podem estimular o endotélio, o revestimento das artérias, a produzir óxido nítrico, cujas funções são enviar sinais para as artérias relaxarem, o que diminui a resistência ao fluxo sanguíneo e, portanto, reduz a pressão arterial.
Acelerar o metabolismo
O chocolate amargo estimula a queima de gordura estocada no corpo, principalmente ao realizar atividades físicas.
O chocolate amargo é um potente acelerador de metabolismo. O motivo disso é que mesmo nos pequenos tabletes do doce, existe uma boa concentração de duas substâncias: a cafeína e a catequina. Ambos elementos aumentam a queima de calorias.
Reduzir absorção de gordura
O chocolate amargo é capaz de reduzir a digestão e absorção de gorduras e carboidratos, ajudando no controle do peso.
Leia também | 4 erros que todo brasileiro comete ao escrever em inglês
Promove sensação de bem-estar
O chocolate amargo consegue liberar substâncias que aumentam a sensação de bem-estar. Entre elas: a endorfina, que ameniza o estresse, e a serotonina, um neurotransmissor que acalma e que pode melhorar sintomas de depressão.
Anandamida, substância encontrada no chocolate amargo, quando em pequenas quantidades, pode atuar em áreas do nosso cérebro que regulam funções como a dor, ansiedade, humor, memória e controle de apetite.
Mas lembre-se, o chocolate amargo deve ser consumido com moderação.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…