Muitas pessoas ficaram em dúvidas de como será realizado o Concurso Nacional Unificado, que está sendo chamado de “Enem dos concursos públicos”. Para quem ainda não entendeu como vai funcionar, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou um Guia Referencial.
Existe uma previsão de que sejam realizadas as provas para 7.826 vagas em diferentes órgãos do Governo Federal, a partir do ano que vem.
O Guia tem quase 200 páginas, com orientações para as instituições governamentais e concurseiros, além de propostas de ações envolvendo os aprovados. A ideia é criar uma prova que unifique os concursos públicos no Brasil.
Com inspiração no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Concurso Nacional Unificado será realizado simultaneamente em 179 cidades de todo o país. O objetivo é ampliar e democratizar o acesso da população brasileira às vagas do serviço público federal, além de aumentar a diversidade sociodemográfica e territorial dos servidores públicos.
Os ministérios e órgãos interessados em participar do concurso unificado terão até o dia 29 de setembro para fazer a adesão, que é voluntária.
De acordo com o Ministério, o edital deverá ser publicado no dia 20 de dezembro deste ano. Já as provas deverão ser aplicadas no dia 25 de fevereiro de 2024. As informações são da Agência Brasil.
Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até abril de 2024, e os cursos de formação devem começar entre junho e julho.
Leia também | Ciclone no RS: Caixa vai liberar Saque Calamidade do FGTS
Os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis, no momento da inscrição. Em seguida, deverão indicar seu cargo ou carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.
Porém, se desejar, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.
Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.
A primeira etapa do concurso unificado será realizada em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro será aplicada uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos. Depois, no mesmo dia, serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos e de acordo com cada bloco temático.
Além das provas, cada órgão vai poder colocar no edital suas exigências em relação à titulação acadêmica e experiência profissional.
Os conteúdos que serão cobrados nas provas serão definidos em conjunto com os órgãos e divulgados no edital.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…