Caso você já seja um beneficiário do Bolsa Família, a consulta sobre os pagamentos e demais informações podem ser feitas diretamente pelo aplicativo do Bolsa Família disponível na loja de aplicativos do seu celular, assim como através do app CadÚnico, também disponível para celulares.
Entretanto, para as famílias que estão tentando ingressar no benefício muitas dúvidas podem surgir, principalmente quanto a saber se foram ou não aprovadas no programa social, ou o que devem fazer para garantir sua aprovação.
Pensando nisso, hoje nós separamos um conteúdo muito legal que poderá ajudar você a descobrir como saber se foi ou não aprovado para receber o Bolsa Família. Então chega de enrolação e vamos para o principal.
Conforme informado pela Caixa Econômica Federal, a família aprovada para receber o Bolsa Família receberá uma carta em sua residência comunicando a aprovação no benefício.
Caso sua família ainda não tenha recebido nenhuma carta, você então deverá procurar o setor responsável pelo Bolsa Família em seu município. Esse setor é chamado de CRAS — Centro de Referência de Assistência Social, caso você não descubra, basta procurar na prefeitura da sua cidade.
Também existem diversas outras maneiras de realizar a consulta aí mesmo da sua casa, sem nem ao menos precisar se dirigir ao CRAS do seu município, veja como:
Para consultar se você já tem valores para sacar, referentes ao Bolsa Família, basta acessar o aplicativo do Bolsa Família ou então ligar para a Central de Atendimento da Caixa número 111, ou para o Atendimento Caixa Cidadão 0800 726 02 07, digite 21 e em seguida 2 e novamente. Feito isso informe o seu Número de Identificação Social (NIS).
Leia também | Quem recebe o Bolsa Família pode abrir um MEI?
Para ter direito ao Bolsa Família, a principal regra é que a família tenha renda mensal de até R$ 218 (duzentos e dezoito reais) por pessoa, mais conhecida como margem de pobreza.
Isso significa que toda a renda gerada pelas pessoas da família, por mês, dividida pelo número de pessoas da família, deve ser de, no máximo, R$ 218.
As famílias que se identificam na regra anterior precisam se inscrever no CadÚnico para ter acesso ao Bolsa Família.
A inscrição pode ser realizada no posto de cadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para encontrar o posto de atendimento mais próximo basta acessar essa página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e encontrar a aba Serviços – Carta de Serviços.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…