De repente você é surpreendido com cobranças de dívidas que nunca fez. No texto um aviso dizendo que seu nome está negativado, por falta de pagamento. Se isso está acontecendo com você, abra o olho! Pode ser sinal de que seu CPF foi usado indevidamente.
O cidadão não pode contar com uma central para saber se estão usando o seu CPF para outros fins. Neste caso, é preciso estar atento ao que acontece com o seu nome.
Como saber se estão usando o meu CPF?
Existem maneiras seguras de você saber se seu CPF está sendo usado por golpistas. O cidadão deve realizar consultas regulares para saber se o seu documento não está sendo usado de maneira indevida.
Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:
Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
Faça login com seu CPF e senha. Se ainda não tiver um cadastro, pode criar o seu na hora, em poucos minutos e sem nenhum custo.
Na página inicial, basta acessar a aba Monitoramento de CPF ativo. Na plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.
Também é possível acessar o site Registrato, do Banco Central, que permite que o cidadão consiga monitorar a utilização do CPF para saber se houve aberturas de contas, empréstimos e demais serviços. É gratuito.
Leia também | Lei do Superendividamento: como sair das dívidas com justiça e tecnologia
Não dê seu CPF para qualquer um
Siga sempre essa dica para evitar fraudes com o seu nome. O CPF é um documento importante demais para ser divulgado em qualquer situação.
Existem casos em que o documento é solicitado sem que haja necessidade, ou seja, você não precisa fornecer o CPF. Por isso, fique atento:
- Ao confirmar dados por telefone
- Em formulários em que essa informação não for obrigatória, evite fornecê-lo
- Cuidado com contatos suspeitos via e-mail ou SMS solicitando dados pessoais.
- Ao fazer compras, também não permita que os funcionários da loja saiam de sua vista com seus documentos em mãos.
Em caso de perda ou roubo de seus documentos, registre boletim de ocorrência e informe a Serasa para que você possa se resguardar em caso de uso fraudulento dos seus documentos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.