Como reconhecer uma crise de ansiedade?

No mundo atual vivemos sempre correndo de um lado para outro. Enfrentando vários tipos de dificuldades, na maioria das vezes financeira. Essa agitação toda para muita pode ser normal mas para outros criar sintomas muita ansiedade. 

A ansiedade é uma reação emocional que pode se apresentar em qualquer momento da nossa vida. Muitas situações podem causar a crise. Ela é um recurso importante e funcional para o organismo humano, pois é responsável pela adaptação em casos desconhecidos, além de ser encarregada de alertar o corpo e a mente em momentos de perigo. 

Vai ser considerado transtorno, quando a ansiedade for manifestada de modo exagerado e persistente, atrapalhando o nosso dia a dia.

Como reconhecer uma crise de ansiedade?

Quando temos a sensação de angústia, nervosismo e insegurança, como se algo de muito mau fosse acontecer, é o início de uma crise de ansiedade. Além disso, outras características comuns incluem aumento dos batimentos cardíacos, formigamento no corpo e a sensação de leveza na cabeça. 

Sintomas comuns em crise de ansiedade

  • Taquicardia;
  • Agitação de braços e pernas;
  • Fala acelerada;
  • Respiração ofegante;
  • Irritabilidade;
  • Tensão muscular;
  • sudorese.

A sensação de ansiedade oscila ao longo do tempo, mas não acontece em forma de “ataque”, de maneira mais aguda e nem se relaciona com situações específicas. A pessoa se sente ansiosa na maioria dos dias e por longos períodos que podem se estender por meses e até anos. Os principais sintomas incluem expectativa apreensiva ou preocupação exagerada.

Quando a pessoa passa por uma crise de ansiedade pode, segundo os especialistas, tentar fechar os olhos e respirar fundo e lentamente durante alguns minutos, até que os batimentos cardíacos e a respiração acalmem e normalizem.

Também existem diversas técnicas que podem ajudar a controlar a ansiedade no dia a dia, como a prática de exercícios físicos, meditação, yoga, entre outras.

Leia também | 15 palavras do Brasil que significam outra coisa em Portugal

Diminua o acesso às notícias e redes sociais

Alguns  médicos recomendam à pessoa com crise de ansiedade diminuir o acesso às notícias e redes sociais. Também tente ficar um pouco afastado do noticiário da TV. O excesso de informações podem deixar você mais agitado.

Caso queira, também pode procurar um amigo de confiança para poder conversar. 

Uma crise de ansiedade pode surgir após passar pelo término de uma relação, discutir com alguém, ou apresentar algo em público, por exemplo. Se você sozinho não consegue diminuir seus momentos de ansiedade, procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás